Lookbook de outubro de 2017 para a 12 storeez. Foto: Fedor Bitkov

Oldushka, a agência onde só são aceites modelos com mais de 45 anos

Com objetivo de ultrapassar estigmas e valorizar a idade, Igor Gavar criou a Oldushka, uma agência de modelos russa onde só são aceites indivíduos com idade superior a 45 anos.

A indústria da moda é conhecida pelo glamour, elegância e charme que nela se respira, mas também pelas fortes barreiras que se encontram à sua entrada. Idade, nacionalidade, raça ou sexo são apenas alguns dos entraves com que designers ou modelos se deparam durante as suas carreiras. A tendência é cada vez mais para o ultrapassar dessas barreiras.

Na Rússia, mais um passo foi dado no caminho pela conquista da diversidade de idades na indústria. Numa sociedade onde se apela à juventude e perfeição eterna, a agência Oldushka surge como uma força contrária aos estereótipos uma vez que nos seus castings apenas se encontram pessoas com mais de 45 anos.

https://www.instagram.com/p/BdAQ9C0F9lH/?hl=pt&taken-by=oldushkamodels

Igor Gavar é o responsável pela criação desta agência. A ideia surgiu enquanto trabalhava para o seu blog fotográfico, também intitulado de Oldushka, onde partilhava a beleza de pessoas com idade avançada. Ao perceber o potencial do projecto, decidiu torná-lo em algo de maior dimensão. “Conheci alguns rostos muito interessantes e queria fazer um projeto separado com eles. Uma agência de modelos, então,  pareceu-me o projeto adequado”, explica o fundador à edição americana da Vogue.

https://www.instagram.com/p/BfXqwxklStw/?hl=pt&taken-by=oldushkamodels

Atualmente, a Oldushka é formada por agenciados cuja idade ronda os 60 anos, sendo que a modelo mais velha conta já com 80 primaveras. Para Gavar, mais que uma característica a idade trata-se de uma qualidade. Tal ideia é comprovada pelos trabalhos desenvolvidos na agência, onde não existem quaisquer tentativas de minimizar os efeitos da idade sobre os modelos, mas antes destaca-los. “Mostrá-los como eles realmente são é um instrumento para combater estereótipos. Eles são um exemplo inspirador para mostrar que é possível ficar bonito independentemente da idade”, reforça Gavar.

“Beleza é uma qualidade que só se valorizada com os anos”

Com mais de 20 modelos agenciados, a agência Oldushka tem percorrido um caminho de sucesso desde a sua formação. Saint Laurent e Gucci são apenas duas das mais variadas marcas que já apostaram na participação de modelos da agência para editoriais, campanhas e catálogos.

Lê também: FASHION TRENDS: O QUE DEIXAR PARA TRÁS E O QUE USAR EM 2018

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Vagabond
‘Vagabond’ tem artistas e “muitos sítios em Portugal para dar a conhecer”