Os Florence and the Machine estão a preparar um novo disco de originais? Há várias pistas que apontam para uma resposta afirmativa. O último trabalho da banda britânica foi editado em 2015.

How Big, How Blue, How Beautiful, o terceiro álbum da banda liderada por Florence Welch foi lançado há três anos e e por isso é normal questionar: Para quando o quarto?

De acordo com Ted Cockle, CEO da Virgin Records, o quarto álbum do grupo britânico está nos planos para 2018. Num artigo disponibilizado online, o representante da editora multinacional refere que estão “ansiosos para ver música nova” que, para além dos Florence and the Machine, inclui também Blossoms, Chvrches, James Bay e Shawn Mendes.

Em entrevista ao The Telegraph em maio do ano passado, a vocalista Florence Welch afirmou que tem explorado um “buraco negro”, devido ao consumo do álcool e o fim da relação amorosa com o ator James Nesbitt em 2014.

Estou mais feliz agora, estou contente, mas nunca vai ser emendado (…) Muitas coisas quase funcionaram para mim: a festa quase funcionou, sendo famoso e bem sucedido [James Nesbitt], o relacionamento quase deu certo

O que têm feito desde então?

Apesar dos problemas a nível pessoal, a vocalista britânica não deixou créditos por mãos alheias nos seus projetos profissionais. Por exemplo, na digressão de promoção ao terceiro disco, a banda substituiu os Foo Fighters enquanto cabeças de cartaz no festival Glastonbury em 2015.

Os fãs portugueses tiveram direito também a um concerto dos Florence and the Machine que, desde o cancelamento no Nos Alive em 2012, já era aguardado. Em 2015, o grupo britânico atuou no Altice Arena por ocasião do festival Super Bock Super Rock e, no ano seguinte, deram concerto em nome próprio no mesmo espaço.

Para além do novo trabalho discográfico, Florence Welch vai lançar um livro direcionado aos fãs da banda. Intitulada Useless Magic, a obra irá revelar pormenores do processo criativo por detrás da música que compõe. Será editado no dia 6 de julho.

Até à data, Florence and the Machine têm presença garantida em três festivais de verão europeus, que inclui o festival espanhol Bilbao BBK.