O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai celebrar o 193.º aniversário de Camilo Castelo Branco com um ciclo artístico. A estreia de A Longa Noite de Camilo e o recital Serões de Camilo são alguns dos espetáculos para assistir de 28 de fevereiro a 16 de março, no Porto.

Os espaços do TNSJ vão receber três espetáculos para assinalar o nascimento de um dos nomes mais conceituados da literatura portuguesa. A estreia de A Longa Noite de Camilo, no dia 28 de fevereiro, marca o início deste ciclo.

Com texto e encenação de Pedro Estorninho, a peça coloca em perspetiva a vida e obra de Camilo Castelo Branco. O espetáculo debruça-se sobre os seus últimos dias e reflete o período em que o escritor perde a visão.

A Longa Noite de Camilo vai estar em exibição no Teatro Carlos Alberto (TeCA) até ao dia 3 de março. A peça, para maiores de 12 anos, sobe ao palco de quarta a sexta-feira, às 21h. Ao sábado, começa às 19h. Os bilhetes estão à venda por 10 euros.

No último dia em que está em cena, pelas 16h, o TeCA promove também um concerto e lançamento do Cancioneiro Musical Português, com as sopranos Alexandra Bernardo e Tânia Valente, acompanhadas do pianista Bernardo Marques.

A iniciativa tem como objetivo recordar Gustavo Romanoff Salvini, o primeiro compositor a transformar os poemas de Camilo em canções. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser levantados a partir das 14h do dia 3 de março.

O ciclo de espetáculos que homenageia Camilo Castelo Branco termina a 16 de março, no exato dia em que o autor nasceu. O recital Serões de Camilo, no Salão Nobre do TNSJ, pelas 21h, tem como protagonistas a soprano Sara Braga Simões e o pianista Rui Martins.

Na primeira parte do recital, será feita uma viagem pelas obras de Almeida Garrett, Lamartine, Victor Hugo e Lord Byron musicadas por Lopes-Graça, Bizet e Liszt.

Já na segunda parte, é a vez do público ouvir óperas que o próprio Camilo viu e reviu no então Real Teatro de São João, como Rigoletto, de Verdi, I Puritani, La Sonnambulae, de Bellini, ou O Barbeiro de Sevilha, de Rossini.

O concerto, que dura aproximadamente 1h20, destina-se a maiores de seis anos e custa 5 euros.

Foto: divulgação

O autor

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825. Foi um escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor português.

Entre as suas obras mais conhecidas, destacam-se Amor de Perdição (1962) e Amor de Salvação (1964).

O autor cometeu o suicídio a 1 de junho de 1890, em Vila Nova de Famalicão.

Foto: divulgação

LÊ TAMBÉM: UM DIA UMA VIDA: A POESIA DE RUY BELO NO TEATRO ABERTO