Camilo Castelo Branco

Teatro Nacional São João comemora aniversário de Camilo Castelo Branco

O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai celebrar o 193.º aniversário de Camilo Castelo Branco com um ciclo artístico. A estreia de A Longa Noite de Camilo e o recital Serões de Camilo são alguns dos espetáculos para assistir de 28 de fevereiro a 16 de março, no Porto.

Os espaços do TNSJ vão receber três espetáculos para assinalar o nascimento de um dos nomes mais conceituados da literatura portuguesa. A estreia de A Longa Noite de Camilo, no dia 28 de fevereiro, marca o início deste ciclo.

Com texto e encenação de Pedro Estorninho, a peça coloca em perspetiva a vida e obra de Camilo Castelo Branco. O espetáculo debruça-se sobre os seus últimos dias e reflete o período em que o escritor perde a visão.

A Longa Noite de Camilo vai estar em exibição no Teatro Carlos Alberto (TeCA) até ao dia 3 de março. A peça, para maiores de 12 anos, sobe ao palco de quarta a sexta-feira, às 21h. Ao sábado, começa às 19h. Os bilhetes estão à venda por 10 euros.

No último dia em que está em cena, pelas 16h, o TeCA promove também um concerto e lançamento do Cancioneiro Musical Português, com as sopranos Alexandra Bernardo e Tânia Valente, acompanhadas do pianista Bernardo Marques.

A iniciativa tem como objetivo recordar Gustavo Romanoff Salvini, o primeiro compositor a transformar os poemas de Camilo em canções. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser levantados a partir das 14h do dia 3 de março.

O ciclo de espetáculos que homenageia Camilo Castelo Branco termina a 16 de março, no exato dia em que o autor nasceu. O recital Serões de Camilo, no Salão Nobre do TNSJ, pelas 21h, tem como protagonistas a soprano Sara Braga Simões e o pianista Rui Martins.

Na primeira parte do recital, será feita uma viagem pelas obras de Almeida Garrett, Lamartine, Victor Hugo e Lord Byron musicadas por Lopes-Graça, Bizet e Liszt.

Já na segunda parte, é a vez do público ouvir óperas que o próprio Camilo viu e reviu no então Real Teatro de São João, como Rigoletto, de Verdi, I Puritani, La Sonnambulae, de Bellini, ou O Barbeiro de Sevilha, de Rossini.

O concerto, que dura aproximadamente 1h20, destina-se a maiores de seis anos e custa 5 euros.

Foto: divulgação

O autor

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825. Foi um escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor português.

Entre as suas obras mais conhecidas, destacam-se Amor de Perdição (1962) e Amor de Salvação (1964).

O autor cometeu o suicídio a 1 de junho de 1890, em Vila Nova de Famalicão.

Foto: divulgação
LÊ TAMBÉM: UM DIA UMA VIDA: A POESIA DE RUY BELO NO TEATRO ABERTO

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Voice Kids
‘The Voice Kids’. RTP aposta em final inédita dividida por dois dias