A votação do público revelada este domingo (18) no Festival da Canção estava errada, o que faz com que uma das músicas apuradas ontem, afinal não o esteja.

De acordo com um comunicado divulgado pela RTP, a canção ‘Eu Te Amo‘, de Mallu Magalhães e cantada por Beatriz Pessoa, está fora da final em Guimarães. Fica apurada ‘Sem Medo‘, composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David.

Nos resultados apontados pela estação pública durante a emissão, a música defendida por Beatriz tinha conseguido 7 pontos do televoto. No entanto, na realidade, não passou dos 0. Beatriz Pessoa arredada do Festival da Canção 2018

Vê aqui a pontuação corrigida:

N.ºNomeCompositorIntérpreteJÚRITELEVOTOFINAL
10“SÓ POR ELA”Diogo ClementePeu Madureira101222
7“(sem título)”JaneiroJaneiro12416
5“PARA SORRIR EU NÃO PRECISO DE NADA”Júlio ResendeCatarina Miranda8816
4“PRA TE DAR ABRIGO”Fernando TordoAnabela31013
9“ANDA ESTRAGAR-ME OS PLANOS”Francisca CortesãoJoana Barra Vaz718
6

 

“ZERO A ZERO”Benjamim

 

Joana Espadinha

 

52

 

7

 

2“SEM MEDO”Jorge PalmaRui David257
8“O SOM DA GUITARRA É A ALMA DE UM POVO”José CidJosé Cid167
13“A MESMA CANÇÃO”Paulo PraçaMaria Amaral077
12“ALVOROÇO”JP SimõesJP Simões606
3“EU TE AMO”Mallu MagalhãesBeatriz Pessoa404
11“COM GOSTO AMIGO”Rita DiasRita Dias033
1“AUSTRÁLIA”Nuno RafaelBruno Vasconcelos000

No comunicado em que explica a situação, o canal estatal detalha que o erro foi detectado “no decurso do processo de auditoria interna, após a emissão do programa em direto“. Foi uma falha “na transcrição dos pontos do televoto“, perante a qual “a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos“.

A Direção de Programas da RTP1 assume “inteira responsabilidade” pelo “infeliz incidente“, tendo já pedido desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos, bem como aos espectadores da estação pública.