A americana Janelle Monáe anunciou esta sexta-feira (16) o seu terceiro álbum, Dirty Computer. A confirmação foi feita através de um vídeo publicado nas redes sociais da cantora.

Será assim o primeiro disco que lança desde 2013, aquando da edição de The Electric Lady. Soma-se ao registo em áudio um acompanhamento cinematográfico, num conjunto publicitado como uma “emotion picture“.

A apresentação do projeto audiovisual consiste num trailer narrado e protagonizado pela artista, ao lado da atriz Tessa Thompson. Em meio minuto, o excerto continua a estética afrofuturista explorada na obra de Monáe, incorporando elementos como brutalidade policial, um carro voador e a sugestão de uma relação amorosa entre as duas personagens.

Este fim-de-semana, o trailer precederá algumas exibições do filme Black Panther, nos EUA. Quanto ao álbum, a Variety revela terem sido realizadas sessões de escuta em Nova Iorque e Los Angeles.

O disco inscreve-se numa linha recente de álbuns visuais, inaugurada em 2013 pelo álbum homónimo de Beyoncé. Juntamente com Lemonade, a tendência completou-se, nos últimos anos, com registos de Frank Ocean ou Jay-Z.

Em 2015, depois de fundar a sua editora, Wondaland Arts Society, lançou a canção Yoga, com o rapper Jidenna. Participou em Venus Fly, faixa do álbum Art Angels, de Grimes e contribuiu com músicas para filmes e séries, incluindo Hum Along and Dance (Gotta Get Down) para a série The Get Down.

Em janeiro, Monáe discursou na cerimónia dos Grammys. As suas palavras recaíram no movimento feminista Time’s Up e sublinharam a representatividade das mulheres na indústria musical. Há um ano, em entrevista ao jornal The Guardian, prometeu continuar a instrumentalizar a sua música como ferramenta de ativismo.

Recentemente, Monáe deu os seus primeiros passos no grande ecrã. Depois de dar a voz no filme Rio 2, atuou, em 2016, em dois filmes extensivamente galardoados. O primeiro foi Elementos Secretos, em cuja banda sonora também participou; o segundo, Moonlight, o último vencedor do Óscar para Melhor Filme. Este ano, ingressa no elenco de The Women of Marwen, película de Robert Zemeckis. A artista entrou também num episódio da série Philip K. Dick’s Electric Dreams.