Está a começar um dos maiores eventos musicais do país. O Festival da Canção 2018 vai escolher o representante de Portugal na edição deste ano do Eurovision Song Contest. Guiamos-te, passo a passo, para que entendas tudo sobre como vai funcionar a escolha do representante português.

Quantas canções concorrem à vitória?

Subirão a palco, em cada semifinal, um conjunto de 13 canções. A emissão em direto dos estúdios da RTP começa pouco depois das 21 horas.

Pela primeira vez o vencedor do Festival da Canção jogará em casa. A canção vencedora terá passagem direta à final, que acontece no dia 12 de maio em Lisboa. São 26 as canções candidatas a suceder a Salvador Sobral. No entanto só chegarão à final 14, sete de cada uma das eliminatórias.

Ao longo da última semana a RTP divulgou um excerto de cada música a concurso na primeira semifinal, assim como imagens do palco e da preparação da gala.

Depois da vitória de Salvador Sobral, em Kiev, o Festival da Canção ganhou outro destaque, assim como a Eurovisão.

Quem o diz é Gonçalo Madaíl, coordenador geral de ambos os concursos. Em declarações ao Diário de Notícias, o coordenador do Festival da Canção afirma que é impossível não esquecer que o festival é um programa de televisão, tendo necessariamente que haver cuidados acrescidos na organização do certame.

Na edição deste ano a escolha das canções a serem apresentadas em cada semifinal foi feita pela própria RTP, não esquecendo que o programa tem que ter uma estratégia narrativa definida.

Quem subirá ao palco na primeira semifinal ?

Serão 13 as canções apresentadas e subirão ao palco pela seguinte ordem:

Canção 1: Austrália – Bruno Vasconcelos (compositor: Nuno Rafael)

Canção 2: Sem Medo – Rui David (compositor: Jorge Palma)

Canção 3: Eu te amo – Beatriz Pessoa (compositor: Mallu Magalhães

Canção 4: Para Te Dar Abrigo – Anabela (compositor: Fernando Tordo)

Canção 5: Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada – Catarina Miranda (compositor: Júlio Resende)

Canção 6: Zero a Zero – Joana Espadinha (compositor: Benjamim)

Canção 7: (Sem título) – Janeiro (compositor: Janeiro)

Canção 8: O Som da Guitarra é a Alma de um Povo – José Cid (compositor: José Cid)

Canção 9: Anda Estragar-me os Planos – Joana Vaz (compositor: Joana Barra Vaz)

Canção 10: Só por Ela – Peu Madureira (compositor: Diogo Clemente)

Canção 11: Com Gosto Amigo – Rita Dias (compositor: Rita Dias)

Canção 12: Alvoroço – JP Simões (compositor: JP Simões)

Canção 13: A Mesma Canção – Maria Amaral (compositor: Paulo Praça)

Quais as canções da segunda semifinal ?

Patati Patata – Minnie e Rhayra (compositor: Paulo Flores)

Sunset – Peter Serrado (compositor: Peter Serrado)

Bandeira Azul – Maria Inês Paris (compositor: Tito Paris)

Arco-Íris – Dora Fidalgo (compositor: Miguel Angelo)

Anda Daí – Rita Ruivo (compositor: João Afonso)

O Jardim – Cláudia Pascoal (compositor: Isaura)

Amor Veloz – David Pessoa (compositor: Francisco Rebelo)

Canção do Fim – Diogo Piçarra (compositor: Diogo Piçarra)

Para lá do Rio – Daniela Onís (compositor: Daniela Onís)

Sobre Nós – TAMIN (compositor: Capicua)

All Over Again – Sequin (compositor: Bruno Cardoso)

O Voo das Cegonhas – Lili (compositor: Armando Teixeira)

Mensageira – Susana Travassos (compositor: Aline Frazão)

Quem vai apresentar as galas?

A primeira gala será apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato. Ambos os apresentadores têm vindo a participar nas edições passadas do festival e serão os responsáveis por conduzir a emissão. Na segunda Semifinal estará à frente do festival uma dupla feminina. Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira apresentarão as canções que competem pelo segundo conjunto de vagas. Já na final do dia 4 de março, em Guimarães, o público poderá ver no pequeno ecrã os apresentadores Pedro Fernandes e Filomena Cautela.

Jorge Gabriel e José Carlos Malato serão os apresentadores da primeira semifinal do Festival da Canção

Quem faz parte do júri?

São nove os jurados que vão fazer parte do processo de escolha do próximo representante de Portugal na Eurovisão. Júlio Isidro será, mais uma vez, o porta-voz do júri e contará com a ajuda do compositor Tozé Brito. Serão também membros do júri as cantoras Luísa Sobral, Sara Tavares e Ana Bacalhau, assim como o cantor Carlão e a locutora e apresentadora Ana Markl. A este grupo juntam-se ainda António Avelar Pinto e Mário Lopes.

Como funciona a votação?

Tanto os finalistas de cada uma das galas como o grande vencedor serão escolhidos através de uma votação partilhada entre o público e os jurados. O peso de cada um dos intervenientes na votação é igual, 50% para cada parte, num modelo que tem vindo a ser seguido pela EBU / UER (União Europeia de Radiodifusão) nos últimos anos. Segundo Gonçalo Madaíl, este modelo “resulta muito bem do ponto de vista da igualdade, mas também da carga dramática”. Para o coordenador do festival, “os programas de talentos, se não emanarem seriedade, estão completamente perdidos”.

Em caso de empate, uma vez somados os votos do público e do júri, o desempate é feito pelo júri no caso das semifinais e pelo público na grande final. Segundo a equipa que coordena o Festival da Canção, na grande final, uma decisão como um empate deve ser tomada pelo público. “Achamos que devemos entregar ao público o mais possível”, afirma Gonçalo Madaíl. No entanto, segundo a equipa o empate é quase matematicamente impossível, tendo em conta o sistema de votação com os 8, 10 e 12 pontos.

Quantas canções serão selecionadas para a final ?

Tanto nesta primeira semifinal como na seguinte serão escolhidas sete das 13 canções apresentadas. As 14 canções selecionadas disputarão a vitória no dia 4 de março, em Guimarães. Apenas uma se sagrará a sucessora de Amar Pelos Dois, interpretada por Salvador Sobral e composta pela sua irmã Luísa Sobral, que este ano faz parte do júri.

Como foi feita a escolha dos compositores e intérpretes?

O processo de escolha dos participantes no Festival da Canção inicia-se pela escolha dos compositores. Na edição deste ano foram convidados pela RTP 22 compositores, aos quais se juntaram outros quatro. Um deles foi convidado pelo vencedor da edição do ano passado, Salvador Sobral. Outro dos compositores foi escolhido pelo programa Master Class da Antena 1 e os últimos dois foram os vencedores do concurso público aberto pela RTP a todos os compositores que quisessem apresentar as suas criações.

Quais as surpresas reservadas para as noites de festival ?

A primeira semifinal, que terá uma duração de aproximadamente três horas, contará com algumas surpresas. Como já tem sido hábito, a RTP procura que o Festival da Canção não seja apenas a escolha da canção vencedora, preparando várias homenagens e momentos que marquem as galas. Na gala deste domingo (18), o público poderá assistir a uma homenagem a Carlos Paião, com o medley de João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo.

Na final do dia 4 de março, em Guimarães, também haverá espaço para surpresas. Moullinex lembrará o trabalho das Doce, enquanto que o maestro Nuno Feist será o responsável pela homenagem à cantora Simone de Oliveira.