A época eurovisiva continua a todo o vapor. 12 é o número de países que já está a bordo para o Festival Eurovisão da Canção 2018, que acontece este ano em Lisboa.

BielorrússiaGréciaMontenegro já escolheram o tema que vai representar as suas nações em Lisboa. A estes três juntam-se a ARJ MacedóniaCroáciaIsrael, que apesar de já terem escolhido representante, ainda não revelaram o tema que irão defender em maio.

Espalha-Factos dá-te a conhecer os seis novos rostos do leque de concorrentes desta edição daquele que é o maior concurso musical do mundo.

Bielorrússia

Alekseev foi o grande vencedor do Eurofest 2018, a seleção nacional da Bielorrússia para o Festival da Eurovisão. O cantor ucraniano irá defender Forever.

Após a receção de 93 candidaturas, foram escolhidas dez finalistas, que atuaram a sua canção na final nacional. O vencedor da competição foi decidido através de uma combinação de votos provenientes de um júri profissional e do televoto do público bielorrusso.

A Bielorrússia atua na primeira parte da primeira semifinal, a 8 de maio.

Grécia

O anúncio oficial da entrada grega chega após uma série de dilemas. A ERT, emissora estatal da Grécia, revelou em outubro passado planos de levar a cabo uma final nacional, convidando editoras musicais a submeter temas até fevereiro deste ano. Devido à crise económica, as editoras teriam de financiar totalmente as participações dos seus artistas, pelo que foi estabelecido um prazo limite para a submissão da quantia requerida.

Apenas uma das editoras acorreu aos pedidos do canal grego, sobrando apenas uma artista. A emissora e a Panik Records escolheram, assim, Όνειρο Μου (Oneiro Mou), tema interpretado por Yianna Terzi, através de seleção interna.

A Grécia atua na segunda parte da primeira semifinal, a 8 de maio.

Montenegro

Após a seleção interna do ano passado, a RTCG, canal montenegrino, optou pela realização de uma final nacional para a escolha do tema que irá atuar pelo país na edição deste ano do certame.

Vanja Radovanović foi o grande vencedor do Montevizija 2018, com o tema Inje. A escolha de Montenegro resultou da votação de um júri composto por profissionais da música nacional.

O intérprete de Inje já confirmou que irá interpretar a canção em montenegrino em Lisboa, não havendo qualquer alteração a partir da sua versão original.

Montenegro atua na segunda parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Lê também: Artistas da Eurovisão gravam postcards em Portugal

Com artista escolhido, mas sem tema revelado

ARJ Macedónia

Foi através de um comunicado que a MRT, emissora estatal da ARJ Macedónia, anunciou que os Eye Cue serão os representantes do país. O trio, composto por Bojan Trajkovski, Marija Ivanovska e Ivo Mitkovski, irá interpretar o tema Lost and Found.

Após a receção de 382 candidaturas, a emissora realizou três rondas eliminatórias, da qual sobraram apenas 12 canções. No dia 10 de fevereiro, procedeu-se a uma votação final, realizada por um júri composto por membros do canal e profissionais da área da música.

Eurovisão

Eye Cue irão representar a ARJ Macedónia. (Foto: Eurovision.tv)

Ainda não há data definida para o lançamento oficial de Lost and Found, mas espera-se que seja revelado nas próximas semanas, juntamente com várias outras canções de artistas selecionados internamente pelas emissoras de cada país.

A Antiga República Jugoslava da Macedónia atua na segunda parte da primeira semifinal, a 8 de maio.

Croácia

Crazy é o tema que irá representar a Croácia na Eurovisão deste ano. Franka Batelić foi a escolhida para defender a canção, após as tentativas de fazer voar as cores da bandeira croata ao certame europeu nas seleções nacionais de 2009 e 2010.

Apesar de não existirem ainda muitas informações sobre Crazy, espera-se que seja revelada nas próximas semanas. O tema foi composto pela própria intérprete.

Eurovisão

Franka Batelić é a representante da Croácia na Eurovisão

A Croácia atua na segunda parte da primeira semifinal, a 8 de maio.

Israel

HaKokhav Haba, a versão original do talent-show Rising Star (que já teve versão portuguesa, emitida pela TVI), é considerada a maior final nacional da época. Foi através do programa televisivo que, pelo quarto ano consecutivo, foi selecionado o representante de Israel no Eurovision Song Contest.

A artista Netta Barzilai foi a grande vencedora da competição de talentos. O tema que irá interpretar será decidido internamente pela IPBC, emissora israelita.

Eurovisão

Netta Barzilai irá representar Israel no Festival Eurovisão 2018

Isarel atua na primeira parte da primeira semifinal, a 8 de maio.

Lê também: Concorrentes da Eurovisão já sabem em que dia atuam pela primeira vez

Os países já selecionados

São agora 12 as nações que já escolheram os temas dos representantes que vão defender a sua nação no Festival Eurovisão da Canção 2018. Os nove primeiros são, por ordem de seleção:

  • Albânia  Eugent Bushpepa – Mall
  • França – Madame Monsieur – Mercy
  • República Checa – Mikolas Josef – Lie To Me
  • Espanha – Alfred e Amaia – Tu Canción
  • Malta – Christabelle – Taboo
  • Suíça – Zibbz – Stones
  • Reino Unido – SuRie – Storm
  • Itália – Fabrizio Moro e Ermal Meta – Non mi avete fatto niente
  • Dinamarca – Rasmussen – Higher Ground
Eurovisão 2018

SuRie é a representante do Reino Unido na Eurovisão 2018

Espalha-Factos apresentou-te os temas já selecionados. Podes saber mais sobre os seis primeiros temas, ler aqui sobre o do Reino Unido e, ainda, conhecer as escolhas da Dinamarca e da Itália.

Quanto a seleções internas, são 13 as nações que já escolheram o cantor, mas ainda não revelaram o tema que vão interpretar. À ARJ Macedónia, Croácia e Israel juntam-se 10 outros países. Podes consultar a lista aqui.

As próximas seleções nacionais

O final do mês de fevereiro vai ser preenchido, com nove finais nacionais a acontecer na próxima semana. Podes consultar o calendário completo no site oficial da Eurovisão.

No que toca a seleções internas (em que a emissora de cada país escolhe o representante e/ou o tema que vai ser interpretado nas semifinais), o tema do Chipre – Fuego, de Eleni Foureira – vai ser revelado nos próximos dias. Espera-se que os restantes surjam apenas em março.

Entre as finais, vai ainda ser possível seguir diversas semi-finais, como é o caso do Festival da Canção, a seleção portuguesa. A primeira semifinal vai para o ar este domingo, 18 de fevereiro, em direto a partir do Estúdio 1 da RTP. Já podes ouvir excertos das treze músicas a concurso na primeira eliminatória no site da estação pública.

Espalha-Factos vai seguir o Festival da Canção ao minuto:

Espalha-Factos acompanha Festival da Canção a par e passo