Começa este domingo (18) mais uma edição do Festival da Canção. A RTP levará três semanas a escolher o novo representante português na Eurovisão e o Espalha-Factos (EF) tem preparado um acompanhamento detalhado da eliminatória portuguesa. 

Os três espetáculos vão ter comentários de Pedro Miguel Coelho em tempo real na conta do EF no Twitter, que ficarão também disponíveis e visíveis num artigo em espalhafactos.com. O site tem, além disso, uma equipa especialmente dedicada à cobertura das temáticas relacionadas com o Festival e com a Eurovisão, que acontece pela primeira vez em Lisboa.

As semifinais serão transmitidas em direto a partir dos estúdios da RTP, sempre a seguir ao Telejornal de domingo. Na primeira eliminatória, o arranque está marcado para as 21h06 e, na segunda, para as 21h15. Ambas as meias-finais terão duração superior a três horas.

A final, em direto do Multiusos de Guimarães, acontece a 4 de março e também terá acompanhamento, no local, de uma equipa do Espalha-Factos constituída pelos jornalistas Henrique Ferreira e Tomás Almeida. Tem hora marcada para as 21h00.

Há uma “injeção de ânimo” no Festival da Canção

O acompanhamento das lides eurovisivas pelo Espalha-Factos tem sido uma tradição desde 2009, altura em que o site foi lançado. Este ano, com o evento em Portugal, as atenções são redobradas.

Ricardo Campos, editor-chefe, explica o renovar de energias para acompanhar o Festival: “A vitória do Salvador Sobral na Eurovisão traz uma injeção de ânimo no Festival da Canção, que era um certame que tinha vindo a perder popularidade nos últimos anos“.

Além disso, sublinha que a contribuir para a maior atenção ao evento está também “o esforço da RTP para renovar o concurso, com a introdução de compositores e intérpretes que são do melhor que a música contemporânea portuguesa tem para oferecer“.

Acompanha aqui a conta do Espalha-Factos no Twitter: