O Península Boutique Center, no Porto, acolhe, até ao dia 11 de março, uma exposição com cerca de 40 caricaturas do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015). 

Promovida pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), a exposição apresenta uma seleção dos melhores desenhos de humor apresentados no XV PortoCartoon-World Festival, no âmbito do Prémio Especial de Caricatura dedicado a Manoel de Oliveira.

caricaturas

Foto: caricatura de Catarina Morais (Portugal) / divulgação

As obras em exibição são assinadas por autores de diferentes origens geográficas, tais como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.

As figuras de Manoel de Oliveira e de José Saramago não só motivaram, mas também foram o tema central da primeira edição do prémio relacionado expressamente com a caricatura, criado pelo MNI em 2013.

caricaturas

Foto: caricatura de Ivan Prado (Alemanha) / divulgação

Nos anos seguintes, a escolha recaiu sobre Nelson Mandela, Siza Vieira, Sara Sampaio, Chaplin e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso. Este ano, a cantora Amália Rodrigues e o cineasta Woody Allen servirão de mote para os desenhos de humor de artistas de todo o mundo.

A exposição com caricaturas de Manoel de Oliveira foi inaugurada no sábado passado (17) e representa a sétima evocação à vida e à obra do realizador portuense feita pelo MNI.

Lê também: Já existe um Monopoly de chocolate (e está à venda em Portugal)