David Grossman vence prémio de literatura em Israel

David Grossman foi distinguido, na passada segunda-feira, com o Israel Prize for Literature, o prémio literário de maior prestígio no país. No anúncio, o júri elogiou a grande sabedoria e sensibilidade do autor com 35 anos de carreira.

Várias vezes apontado como possível candidato ao Prémio Nobel da Literatura, David Grossman foi vencedor do Man International Booker em 2017, com o romance Um Cavalo Entra Num Bar. Em Portugal, a obra traduzida pela editora Dom Quixote chegou às livrarias em janeiro.

O autor de 64 anos venceu também os três mais importantes prémios de literatura hebraica – o Sapir (2001), o Bialik  (2004 ) e o Emet (2007) -, pelo seu contributo para a cultura israelita.

Avner Holtzman, presidente do júri, lembrou que David Grossman é uma figura central na cultura israelita desde os anos 80. “Ele produziu uma série de obras-primas que mostram uma imaginação rica, uma profunda sabedoria pessoal e uma sensibilidade humana, juntamente com uma clara posição moral e um estilo linguístico enraizado e único”, afirmou Holtzman.

Os livros do escritor nascido em Jerusalém foram traduzidos em várias línguas, o que faz dele “o mais conhecido, o mais estimado e o mais adorado escritor israelita”, cita o Times of Israel.

O autor

David Grossman nasceu em 1954 e começou a sua carreira como jornalista. Depois de ser despedido da emissora de rádio onde trabalhava, nos anos 70, iniciou o seu percurso na literatura.

Além de Um Cavalo Entra Num Bar, o autor escreveu também obras como Ver: Amor, Até ao Fim da Terra, Em Carne Viva e o Mel do Leão, todas elas traduzidas em português.

Fora do Tempo, marca o luto pela morte do filho, ocorrida em 2006, quando Uri combatia como soldado israelita no sul do Líbano.

Foto: Leyaonline

David Grossman é conhecido por discordar das políticas do presidente Benjamin Netanyahu e por defender o entendimento entre Israel e a Palestina.

O Israel Prize for Literature será entregue ao escritor em abril, no aniversário da Independência de Israel. A atribuição deste prémio é encarada como uma conquista e um sinal de abertura por parte do governo israelita.

LÊ TAMBÉM: 5 LIVROS PARA CONHECER O BRASIL, O PAÍS DO CARNAVAL

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Teatro Nacional de São João
Desconfinamento. Já há regras para o regresso dos eventos culturais