Quando pensamos no dia dos namorados a nossa mente transporta-nos imediatamente para um universo de corações, rosas e bombons. Mas as cores com que o céu se pinta ao final da tarde são também muito românticas. O Espalha-Factos deixa-te 5 sugestões de locais portuenses para veres o pôr-do-sol com a tua cara metade neste dia 14 de fevereiro.

Miradouro da Bataria da Vitória

O sol põe-se no oceano Atlântico às 18:06 horas desse dia, mas é melhor ires mais cedo para o miradouro, uma vez que os edifícios vão ser a linha da água. Os tons alaranjados iluminam o centro histórico do Porto e Vila Nova de Gaia, podendo ver-se monumentos históricos como o Palácio da Bolsa ou a Sé. Este espaço passa despercebido a muitos devido às poucas indicações para o Miradouro da Bataria da Vitória. No entanto, esta é uma das panorâmicas mais bonitas da Invicta.

Onde fica: Rua de São Bento da Vitória (aqui)

Ponte D. Luís I

A ponte centenária que liga o Porto a Gaia tem uma vista sobre o rio, a Ribeira e as caves de vinho, no lado de Gaia. É, como a Torre dos Clérigos, os Aliados ou a estação de São Bento, um dos símbolos da cidade. Ainda que vibre um bocadinho quando o metro passa, a partir do seu centro é possível ver o sol descer sobre o Douro.

Onde fica: Ponte D. Luís I (aqui)

Jardim das Virtudes

Este jardim não costuma fazer parte dos mapas para turistas. Frequentado essencialmente por jovens, o espaço verde situado nas traseiras do Palácio da Justiça tem uma vista única sobre a Alfândega, o rio Douro e a cidade de Vila Nova de Gaia.

Onde fica: Passeio das Virtudes (aqui)

LÊ TAMBÉM: DIA DOS NAMORADOS: IDEIAS PARA QUEM ANDA PELA CAPITAL

Foz

Ao contrário dos locais anteriores, situados no centro histórico do Porto, na Foz o pôr-do-sol é o mais tradicional: desce lentamente sobre o oceano, onde se vai escondendo entre reflexos na água. Sentados na areia, num banco ou no muro ao longo da avenida, qualquer sítio é bom para disfrutar do final da tarde.

Onde fica: Rua do Passeio Alegre (aqui)

Jardim do Morro

pôr-do-sol

Quem é do Porto costuma dizer que a única coisa boa que Gaia tem é a vista sobre a cidade invicta. As casas coloridas e de diferentes alturas da Ribeira fazem parte do cenário que se pode ver do Jardim do Morro. Juntam-se a estas as pontes sobre o Douro e alguns monumentos icónicos da cidade.

Onde fica: Jardim do Morro, Vila Nova de Gaia (aqui)