A semana que agora terminou foi marcada por muito frio em todo o país, com especial incidência entre terça e quinta-feira. Agora, ao frio, junta-se a chuva.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciam um Carnaval com clima pouco festivo. Vai chover muito no Norte e Centro do país, o que é má notícia para os foliões, mas bom sinal para a agricultura. De acordo com os meteorologistas, mais de metade do território nacional está ainda em situações de seca severa, depois do início do ano ter mantido a tendência de baixa pluviosidade.

Vê também: As melhores fotografias em tempo de chuva

No Sul, também chove, mas menos. Os dias 12 e 13 serão marcados por uma descida da temperatura mínima até valores entre 1º e 6º graus na maior parte do Continente. No Norte e Centro prevêem-se valores “entre -4 e 0º C“.

Na terça-feira (13) está ainda prevista “queda de neve acima de 600/800 metros, subindo gradualmente a cota para 1000/1200 metros“. No dia 14 continua a chover, mas deverá haver subidas da temperatura mínima e máxima, que continuará a aumentar na quinta-feira (15).