passeios literários
Foto: VisualHunt

Câmara Municipal de Lisboa promove passeios literários pela cidade

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) organiza, durante o mês de fevereiro, passeios literários pelos locais descritos ou frequentados por grandes nomes da literatura portuguesa. O próximo percurso está agendado para o dia 16 de fevereiro (sexta-feira) e visa aproximar o público a Cesário Verde, recriando os passos do poeta pelas ruas da capital. 

Apesar de incompreendido pelos seus contemporâneos, Cesário Verde (1855-1887) é considerado um dos precursores da poesia realista em Portugal. Lisboa de Cesário Verde incide sobre os locais da baixa lisboeta frequentados pelo poeta, fazendo a ligação aos principais marcos históricos da época em que viveu.

O dia 23 de fevereiro (sexta-feira) está reservado para Luís de Camões (1524-1580). Desde a Praça Luís de Camões até ao Pátio do Tronco, o que se propõe é uma viagem pelos locais associados à vida e obra do autor do famoso poema épico Os Lusíadas.

Fernando Pessoa (1888-1935) é a figura central do passeio programado para o dia 27 de fevereiro (terça-feira). O percurso recria os passos de um dos maiores génios poéticos da literatura portuguesa desde o Largo de São Carlos, onde nasceu, até ao Martinho da Arcada, onde tomou o seu último café.

A cidade de Lisboa descrita no Memorial do Convento por José Saramago (1922-2010) não foi esquecida e é o guia central do passeio literário Saramago e o Memorial do Conventocom início no Largo de São Domingos e fim na Casa dos Bicos. A repetição deste percurso, realizado na passada sexta-feira (9), ainda não tem data marcada.

Eça de Queirós (1845-1900) e Almada Negreiros (1893-1970) foram outros dos marcos incluídos no itinerário literário e artístico de Lisboa nos anos anteriores, desconhecendo-se a sua realização em 2018.

Todos os percursos são previamente definidos pelos especialistas da CML que se guiam pela obra, pelos amigos ou pelos locais predilectos dos escritores portugueses para dar a conhecer o património arquitectónico, histórico e cultural da cidade.

Os passeios literários requerem marcação prévia através do e-mail [email protected] ou do telefone 218 170 900. Cada percurso, com a duração de duas horas, tem um custo de 3,69 euros por pessoa.

Lê também: Portugal premeia o melhor professor do ano

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cláudio Ramos Big Brother
Big Brother. Inscrições abertas para a edição que vai ser uma “Revolução”