O Conselho Geral Independente (CGI) indicou Hugo Figueiredo como vogal do Conselho de Administração (CA) da RTP, no qual se junta a Gonçalo Reis, presidente cujo mandato foi renovado até 2021.

Embora vários órgãos de comunicação social estejam a indicar que Figueiredo ocupará a pasta dos conteúdos, até aqui sob a alçada de Nuno Artur Silva, não é ainda certo que tal venha a acontecer e o próprio CGI não dá qualquer indicação nesse sentido. Em mandatos anteriores, o CA já contou com presidentes que acumularam o pelouro dos conteúdos com a liderança do grupo estatal.

O nome indicado para a área financeira aguarda ainda aprovação do governo, através do Ministério das Finanças. De acordo com a informação dada nos noticiários da estação pública, deverá ser uma mulher a substituir Cristina Vaz Tomé, que ocupou este lugar nos últimos três anos.

Hugo Graça Figueiredo / Hugo Figueiredo

Hugo Graça Figueiredo, agora no Conselho de Administração da RTP, ocupou funções de gestão na Optimus e na NOS (Fotografia: Dinheiro Vivo)

Hugo Graça Figueiredo foi administrador e presidente do jornal Público, tendo também passado pela administração da Rádio Nova e por funções de gestão na NOS e Optimus. Foi ainda vice-presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). É formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e tem um MBA, mestrado em gestão de empresas, pela NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE). De acordo com nota biográfica divulgada à imprensa, é atualmente professor de comunicação na Porto Business School e consultor de marketing em projetos ligados à educação.