Global Teacher Prize
Foto: VisualHunt

Portugal premeia o melhor professor do ano

Este ano, o Global Teacher Prize (GTP) chega a Portugal, para distinguir o professor ou a professora do ano com o valor monetário de 30 mil euros.

A implementação do Global Teacher Prize Portugal contou com a parceria principal da Fundação GALP e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Federação Portuguesa de Futebol.

Portugal é um dos primeiros países da Europa a implementar uma edição do GTP, considerado como o prémio Nobel do Ensino.

Este prémio tem como objetivo distinguir os professores que tenham contribuído para a valorização da profissão, através do desenvolvimento de boas e inovadoras práticas de ensino, promotoras de respostas adequadas às situações mais desafiantes no contexto escolar.

Esta distinção reforça, ainda, a importância dos docentes no desenvolvimento da educação e de uma sociedade mais próspera e sustentável, assente na promoção de um futuro construtivo.

Paralelamente, promove a partilha de experiências e saberes, sensibilizando toda a comunidade para a importância da educação das crianças e dos jovens.

Global Teacher Prize Portugal, um prémio pela educação

A edição nacional, instituída pela primeira vez este ano, pretende oferecer uma abordagem ambiciosa e inovadora.

Neste sentido, está prevista a realização de um conjunto de iniciativas com o envolvimento de toda a comunidade educativa e da sociedade em geral.

Ao longo de vários meses, serão partilhadas histórias, online e em diferentes locais do território nacional, será editado um livro com histórias inspiradoras sobre professores e um documentário sobre a instituição do prémio no país.

Ao mesmo tempo, serão dados a conhecer vídeos com o testemunho de algumas personalidades, como Nuno Markl, Fernanda Serrano, Vasco Palmeirim e Pedro Ribeiro, sobre a importância dos professores no investimento da educação das crianças.

https://youtu.be/SNbkEhk48Xk

Sobre o Global Teacher Prize

O Global Teacher Prize teve a sua primeira edição em 2015. O seu objetivo é distinguir, anualmente, um professor ou uma professora pelo trabalho exímio que tenha desenvolvido em prol da valorização da profissão.

As candidaturas são abertas a todos os docentes em atividade de todo o mundo, de acordo com um regulamento próprio que abrange um conjunto de critérios relevantes para o exercício das suas funções. O vencedor é eleito por um júri multidisciplinar.

Na sua primeira edição, o GTP recebeu mais de cinco mil candidaturas, oriundas de 127 países.

Em 2015, a eleita foi a professora americana Nancie Atwell, que doou o prémio ao Center for Teaching and Learning (CTL), a escola que fundou no Maine, EUA, para apoiar alunos desfavorecidos.

Em 2016, Hanan Al Hroub, professor palestiniano, foi o grande vencedor e, no ano passado, o prémio foi atribuído à professora inuíte Maggie MacDonnell, de Salluit, Quebec, no Canadá.

Quem pode concorrer ao Global Teacher Prize Portugal?

As candidaturas ao prémio decorrem desde o dia 6 de fevereiro e prolongam-se até 18 de março.

São aceites candidaturas de professores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 12.º ano, de todas as áreas, do ensino público, do ensino particular, cooperativo e especial, em atividade em Portugal ou em instituições nacionais.

Os professores podem efetuar a sua candidatura através de um formulário disponível online.

O júri é constituído por um conjunto de personalidades de diversas áreas: Afonso Mendonça Reis (Presidente do Júri), Pedro Carneiro (representante da comunidade educativa), Sara Rodi (representante dos pais), João Brites (representante dos alunos), Eduardo de Sá (representante da comunidade científica) e Alexandra Marques (representante da comunidade).

Álvaro Laborinho Lúcio é o presidente honorário do júri desta primeira edição nacional.

O vencedor será anunciado no dia 3 de maio.

Global Teacher Prize
Foto: divulgação

Mais informações no site oficial do Global Teacher Prize Portugal.

Lê também: BD INSPIRADA EM O VELHO E O MAR, DE HEMINGWAY, EDITADA EM PORTUGAL

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
TVI Reality
Insólito. TVI Reality põe no ar ensaios da gala do ‘Big Brother’