As seleções nacionais para o Festival Eurovisão da Canção 2018 continuam e o Reino Unido já escolheu o tema que vai representar o país na edição deste ano. A cantora SuRie foi a vencedora e vai interpretar Storm no Altice Arena, em maio.

Foi através do Eurovision: You Decide que a população britânica escolheu a artista que irá levar as bandeiras britânicas para Lisboa a 12 de maio, data da final do festival. Sendo um dos Big Five, o Reino Unido tem passe direto para a grande final do Eurovision Song Contest.

Lê também: Concorrentes da Eurovisão gravam postcards em Portugal

A seleção britânica

Seis artistas competiram na terceira edição do Eurovision: You Decide, o Festival da Canção britânico. A emissão deste ano decorreu no Brighton Dome, em Brighton, o mesmo local que viu os ABBA ganhar a edição de 1974 com Waterloo. A apresentação ficou a cargo de Måns Zelmerlöw, o sueco vencedor da edição de 2015, e Mel Giedroyc, apresentadora da BBC.

O vencedor do programa foi decidido através de uma combinação 50/50 de votos do público e de um júri, composto por Tom Fletcher (vocalista dos McFly), Rochelle Humes (membro das The Saturdays) e Rylan Clark (apresentador de televisão e vencedor do The X Factor UK em 2012).

SuRie foi a grande vencedora

Após a junção dos votos, os apresentadores revelaram que SuRie, que interpretou o tema Storm, foi a grande vencedora desta edição, ganhando a oportunidade de representar o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção deste ano.

Eurovisão 2018

SuRie é a representante do Reino Unido na Eurovisão 2018

No entanto, esta não é a estreia de Susanna Marie Cork (nome verdadeiro da artista) no Eurovision. A cantora fez parte dos coros de Loïc Nottet, representante da Bélgica em 2015 e de Blanche, que representou o mesmo país em 2017. Podes aceder à biografia completa da artista no site da BBC.

Storm é o tema que irá representar o Reino Unido em Lisboa. A atuação na final nacional já se encontra disponível no canal oficial de Youtube da Eurovisão:

Festival Eurovisão da Canção realiza-se este ano pela primeira vez em Portugal, sendo esta a 60.ª participação do Reino Unido. O certame acontece nos dias 8, 10 e 12 de maio na Altice Arena, em Lisboa.

Este foi o sétimo país a selecionar o seu representante. O Espalha-Factos já te mostrou as seis primeiras canções escolhidas para a maior competição de música do mundo, que podes ler aqui.