Imagina o seguinte cenário: planeias uma noite de cinema com os teus amigos e queres fugir às típicas pipocas doces e salgadas. Nem sempre é fácil inovar no que concerne aos snacks. O Espalha-Factos dá-te sete receitas fáceis e deliciosas para surpreenderes os teus amigos nas noite de convívio.

1. Aperitivos de pizza
snacks

Foto: Adam Kuban no Visualhunt

Ingredientes

Massa de pizza

Queijo mozzarela ralado q.b
32 pedaços de pepperoni

Molho de tomate

Ervas italianas
Tabuleiro para muffins

Preparação

Começa por aquecer o forno a uma temperatura média-alta. Abre a massa de pizza e corta-a em pequenos triângulos. Coloca cada triângulo sobre um espaço do tabuleiro que vai ao forno.

Adiciona uma colher de chá de molho de tomate – comprado já feito ou feito em casa – a cada triângulo. Adiciona dois pedaços de pepperoni a cada triângulo, depois o queijo ralado.

Enrola cada triângulo e dobra numa bola. Polvilha com ervas e assa por 8-10 minutos ou até dourar. Serve com molho de tomate.

Receita original aqui.

2. Mini Cachorros Americanos

Foto: Wikimedia Commons

Ingredientes

Salsichas

Paus de espetada

Óleo Vegetal para fritar

½ chávena de farinha

½ chávena de farinha de milho

2 colheres de sopa de açucar

2 colheres de chá de fermento em pó

½ a ¾ de uma chávena de leite

Sal e pimenta a gosto

 

Preparação

Despeja o óleo vegetal numa panela até uma profundidade de 10 centímetros e aquece-o numa temperatura média-alta.

Corta cada cachorro-quente ao meio e espeta nos pauzinhos de espetada.

Numa tigela, combina todos os ingredientes da massa e bata. Mergulha cada cachorro quente na massa de farinha de milho para o cobrir completamente.

Coloca cuidadosamente os cachorros quentes no óleo quente. Frita até dourarem, cerca de 2 ou 3 minutos. Deixa que sequem em folhas de papel de cozinha. Repete com os cachorros-quentes e massa restantes.

Serve com ketchup ou mostarda.

Receita original aqui.

3. Brownies de Oreo

Foto: ginnerobot no Visual Hunt

Ingredientes:

140 gr de manteiga sem sal 
1 e 1/2 chávena de açúcar granulado (300g)
¾ chávena de cacau em pó (75g)
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 ovos grandes frios
1/2 chávena de farinha (60g)
1/2 chávena de pedaços de chocolate (90g)
16 bolachas oreo inteitas
Oreos em pedaços, a gosto

Preparação

Pré-aquece o forno a 180ºC. Coloca papel vegetal uma assadeira quadrada e reserva.

Coloca a manteiga, o açúcar, o cacau e o sal numa tigela para microondas. Leva ao microondas em intervalos de 30 segundos, mexe até que a manteiga funda e a mistura fique quente ao toque.

Mistura os ovos, um de cada vez. Envolve a farinha até ficar totalmente homogéneo, assim como os pedaços de chocolate. Junta o extrato de baunilha.

Despeja metade da massa na forma preparada, e espalha-a uniformemente. Coloca as oreos inteiras sobre a massa e despeja por cima a massa restante. Para a camada superior, espalha as oreos em pedaços.

Leva ao forno por 30 a 35 minutos, ou espete um palito no centro: se sair quase limpo com algumas migalhas húmidas, está pronto.

Deixa arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.

Artigo original aqui.

4. Cogumelos recheados com presunto

Foto: Alexa no Flickr

Ingredientes para 2 pessoas:

8 cogumelos

2 fatias de presunto

1 cebola pequena

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de natas

75g de queijo ralado q.b.

azeite q.b.

Preparação:

Depois de lavados ou limpos retira cuidadosamente os pés aos cogumelos ficando com um “chapéu” para rechear.

Coloca os chapéus dos cogumelos num tabuleiro que possa ir ao forno e tempera de sal e pimenta e rega com um fio de azeite. Leve-os a assar durante cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.

Entretanto pica os pés dos cogumelos finamente, assim como a cebola e o presunto. Leva ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e acrescenta a cebola, deixando refogar um pouco. Acrescenta depois os pés dos cogumelos e o presunto e deixe cozinhar. Retifica de sal e pimenta e acrescenta as natas. Desliga.

Recheia os cogumelos com este preparado e cobre com o queijo ralado, levando ao forno novamente para gratinar o queijo.

Receita original do Lume Brando.

5.Gomas caseiras

Foto: Pixabay

De mil formas e feitios, mas tendo como imagem mais associada os ursinhos, as gomas são um clássico nas festas ou bom incentivo para o estudo. Sem corantes, conservantes ou açúcares refinados, esta é uma versão mais saudável desta guloseima.

Ingredientes:

 1 ½ chávena de puré de fruta (morangos, maçã,…)

1 ½ chávena de sumo de limão

4 pacotes de gelatina incolor

Stevia, açúcar ou mel (opcional)

Preparação:

Primeiro transforma a fruta em puré (com um processador ou a varinha mágica) e coloca o resultado numa taça, onde vais adicionar o sumo de limão e, caso queiras, algo para adoçar. Leva a gelatina ao lume para derreter e junta o preparado anterior, deixando ferver. Unta uma forma e coloca o preparado aí o preparado a arrefecer, antes de levar ao frigorífico durante cerca de 4 horas.

6. Batatas fritas de Maçã

Foto: Wikimedia Commons

As batatas fritas são um aperitivo viciante e, por norma, as rainhas de qualquer festa. Mas como têm tanto sal, acabam por não ser uma escolha muito saudável. Por isso, as batatas fritas de maçã são uma excelente alternativa a estas.

Ingredientes:

2 maçãs

canela

 açúcar

Preparação: 

Para as preparares, começa por pré-aquecer o forno nos 180oC e mistura a canela com o açúcar. Retira (ou não, caso prefiras) os caroços das maçãs e corta-as em fatias finas. Dispõe-nas num tabuleiro forrado com papel vegetal e salpica a mistura anterior. Leva ao forno por 2 horas, virando-as a meio do tempo. Passado esse tempo, desliga o forno, mas não tires as maçãs imediatamente para que possam ficar crocantes.

 

7. Camarão e bacon

Ingredientes:

400g de miolo de camarão (pequenino)

75g de bacon em cubinhos

3 dentes de alho

1 cebola

1/4 de pimento vermelho

1 raminho de salsa

sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leva uma frigideira ao lume e acrescenta o bacon em cubinhos e deixa fritar até começar a alourar. Junta depois os dentes de alho laminados e a cebola picada e envolve bem, deixando cozinhar até que a cebola comece a ganhar cor.

Entretanto junta o pimento em cubinhos pequenos e o camarão. Envolve bem no refogado anterior e tempera a gosto com sal e pimenta deixando o camarão cozinhar. Envolve depois a salsa picadinha.

Receita original do Lume Brando.

 

Receitas de Inês Aparício, Inês de Freitas e Maria Duarte.