O espetáculo de dança El Baile, da autoria de Mathilde Monnier e Alan Pauls, vai estar em cena nos dias 17 e 18 de fevereiro na Culturgest, em Lisboa.

Com coreografia e conceito de Mathilde Monnier, em conjunto com Alan Pauls, este espetáculo estreou-se no dia 20 de janeiro deste ano, no Teatro Municipal Rivoli, no Porto.

Num espetáculo onde coexistem os vários períodos da História da Argentina e múltiplas músicas, em El Baile passa-se tudo ao mesmo tempo durante toda a peça. É tudo contemporâneo de tudo. Por isso coexistem músicas clássicas, sons atuais, os últimos gritos pop, cantos marciais, canais de rádio, canções infantis ou ainda canções pimba.

baile

Foto: Nicolas Roux / divulgação

A História do país está presente nesta peça tal como a podemos ver e sentir nas ruas argentinas, em ruínas, assim como fica uma paisagem composta por todos os destroços que ficaram de uma história que explodiu.

A obra remete para peças que abordam a mesma temática, como Le Bal, de Jean-Claude Penchenat, criada em 1981 com a companhia Théâtre du Campagnol.  Também o cineasta Ettore Scola realizou um filme, O Baile, baseado neste projeto, com a mesma companhia de teatro, em 1983.

Levantamentos militares, híper inflação, pilhagens, mudança abrupta de governos, crises terminais, ressurreições, são ainda episódios pelos quais a Argentina passou num curto período e que outros países não atravessaram num século.

Quando ver

De acordo com a organização, o espetáculo vai ser apresentado no grande auditório, dia 17 de fevereiro, sábado, às 21h30. Já no domingo, dia 18 de fevereiro, será apresentado às 17h00, também no grande auditório.
Mais informações aqui.