No dia 17 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Sociais Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa recebe a primeira sessão da Conferência Internacional Eurovisions, para aprofundar a reflexão sobre o Festival da Canção (FC) e o Festival Eurovisão da Canção (ESC).

Eurovisions: Perspectives from Social Sciences, Humanities and Arts é uma conferência internacional com organização do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), um dos centros de investigação da NOVA FCSH e da secção portuguesa da Organização Geral de Apoio à Eurovisão (OGAE Portugal), com a colaboração do jornalista e investigador alemão Irving Wolther.

O ESC é o evento musical com maior projeção na Europa e no Mundo que, ao longo dos mais 60 anos de existência, tem atraído, cada vez mais, centenas de milhões de espetadores. Esta iniciativa musical, com reflexos não apenas como mero programa televisivo, tem manifestado um enorme impacto no panorama social e cultural da Europa.

Neste sentido, pretende-se abrir um espaço de debate, discussão e reflexão sobre o papel do Festival na criação europeia.

Paralelamente, o ESC tem suscitado um grande interesse no âmbito da investigação académica, que se dedica à observação, sistematização e divulgação da informação do evento, com especial destaque para as alterações culturais, económicas, políticas e sociais.

Festival da Canção e Festival da Eurovisão da Canção em debate

A primeira sessão, realizada a 17 de fevereiro na faculdade lisboeta, contará com a participação de investigadores nacionais e terá como cerne o Festival RTP da Canção, cujas eliminatórias começam a 18 de fevereiro.

Assente numa base de investigação aplicada, pretende-se enquadrar este evento aos níveis político, social e cultural, procurando diferenciar os diferentes momentos históricos, as tipologias e as formas de produção cultural, para além dos compositores/intérpretes que se mais se destacaram.

De acordo com informação do INET-md, realizar-se-ão duas outras sessões desta conferência internacional, agendadas entre 7 e 9 de maio, que contarão «com cerca de duas dezenas de investigadores das mais prestigiadas universidades europeias, com trabalho publicado e reconhecido acerca do Festival Eurovisão da Canção».

A conferência internacional contará ainda com a presença de representantes das entidades organizadoras do evento, a RTP e a União Europeia de Radiodifusão (UER). Estarão também presentes autores, músicos, produtores musicais e jornalistas, que darão a sua visão criativa e mediática.

Como podes assistir à Conferência Internacional Eurovisions?

O primeiro evento decorre no Auditório 1 da Torre B na NOVA FCSH, a 17 de fevereiro. As duas outras sessões, a decorrer em plena semana eurovisiva, realizar-se-ão entre 7 e 9 de maio, no bar Lust in Rio, que servirá de Euroclub durante as semanas do Festival Eurovisão.

A entrada é livre. Consulta aqui o programa da sessão do dia 17 de fevereiro.

Lê também: Concorrentes da Eurovisão gravam postais em Portugal