No passado dia 3, o Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, inaugurou duas novas exposições temporárias, dedicadas aos oitenta anos da Volkswagen e à história das bicicletas.

Volkswagen: 80 Anos ao Serviço do Povo e Bicicletas com História são os nomes das exposições apresentadas, em simultâneo, no Museu do Caramulo, o que “evidencia o dinamismo criado na organização de exposições temporárias”, salientou Tiago Patrício Gouveia, diretor do espaço museológico, no comunicado enviado ao Correio da Manhã.

Volkswagen: 80 Anos ao Serviço do Povo

Volkswagen: 80 Anos ao Serviço do Povo pretende assinalar os 80 anos da marca alemã, reunindo os seus modelos mais emblemáticos.

O modelo Volkswagen surgiu em 1924, pelo engenheiro alemão Josef Ganz, numa tentativa de modernizar a indústria automóvel na Alemanha.

A mostra inclui os cinco modelos mais simbólicos da marca alemã, como o raríssimo Kübelwagen, o veículo mais antigo da marca em Portugal, e o KdF-Wagen, mais tarde designado Carocha.

Volkswagen

Foto: VisualHunt

Bicicletas com História

A bicicleta teve a sua origem em 1790.

Existiram «várias tentativas de criar um meio de locomoção de duas rodas, mas, só em 1790, pelas mãos do conde francês Sivrac, surge a máquina a que deu o nome de Celerífero, construído todo em madeira e com duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar», explicou Tiago Patrício Gouveia.

Esta mostra dá a conhecer a evolução representativa deste meio de transporte ao longo dos séculos.

A exposição inicia-se com dois modelos tipo Michaux, de 1869, seguidos das tradicionais Bone Shakers, triciclos, bicicletas (normais e de ciclismo), trotinetas e BMX.

bicicletas - história

Foto: VisualHunt

Onde e quando podes visitar as exposições do Museu do Caramulo

As exposições Volkswagen: 80 Anos ao Serviço do Povo e Bicicletas com História poderão ser visitadas até ao dia 31 de maio, no Museu do Caramulo, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 17h.

O preço dos bilhetes de entrada no Museu do Caramulo varia entre os 3 e os 7 euros. A entrada para crianças até aos 6 anos é gratuita.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, do Jornal dos Clássicos, do Motor24, do VW Ar Clube de Portugal e do Banco BPI.