Foi durante a emissão desta segunda feira (5) do programa A Praça que foi a anunciada a mais recente novidade sobre a final do Festival da Canção 2018: os bilhetes para o espetáculo que irá escolher o sucessor de Salvador Sobral já estão à venda. 

Com data marcada para dia 4 de março, a final do Festival da Canção irá eleger o representante português na competição da Eurovisão 2018, depois da vitória histórica de Salvador Sobral em 2017.

O espetáculo da final do Festival da Canção, que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Guimarães, contará com apresentação de Filomena Cautela e Pedro Fernandes. A competir por um lugar no desfile eurovisivo vão estar as sete canções selecionadas nas duas semifinais com data marcada para 18 e 25 de fevereiro.

Para a final do Festival da Canção, a RTP convidou um conjunto de compositores representativos da diversidade musical e geracional da música contemporânea portuguesa. A juntar a este conjunto de concorrentes está um compositor designado pelo próprio Salvador Sobral.

Para além destes, três compositores chegam por mão da Antena 1. Para dar oportunidade a quem ainda não tem temas gravados em disco, a estação de rádio criou o programa Masterclass a partir do qual foi selecionado um compositor. As restantes duas vagas foram abertas a qualquer candidato. Posteriormente, cada compositor escolheu o seu intérprete.

Do lote de intérpretes destacam-se nomes sonantes da música portuguesa como Diogo Piçarra, JP Simões, José Cid e Anabela.

Lê também: Festival da Canção 2018: Já foram revelados os intérpretes de cada canção

O espetáculo dentro da competição

Para além da competição, a final do Festival da Canção vai contar com homenagens a vários protagonistas da história do concurso. João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo apresentarão novas versões de êxitos de Carlos Paião, Nuno Feist homenageará Simone de Oliveira e Moullinex apresentará uma nova roupagem de temas das Doce. Segundo as informações avançadas na conferência de imprensa do passado dia 18 de janeiro, a grande final do Festival da Canção contará com 14 atuações.

Os bilhetes para a plateia VIP, no valor de 20 euros, e os bilhetes para a primeira plateia, no valor de 15 euros, já se encontram esgotados. Sobram os bilhetes para as bancadas, a 10 euros, e estão disponíveis no site da Blueticket.