Jakob Owens/Unsplash

Contas profissionais já podem agendar publicações no Instagram

Na terça-feira (30), a equipa do Instagram anunciou a chegada de uma nova funcionalidade, há muito aguardada por clientes empresariais. A partir de agora, é possível agendar publicações na rede social, através da Graph APIa principal interface de programação do Facebook.

Este novo recurso é exclusivo a contas profissionais, cujos gestores podem programar em que momento do dia pretendem divulgar as publicações, à semelhança do que acontece no Facebook. Apenas é possível agendar fotografias, deixando os vídeos, por agora, fora da equação.

Lê também: Vêm aí novas funcionalidades para as stories do Instagram

A par desta função, surgem outras novidades: os perfis profissionais de Instagram passam a poder ver posts nos quais foram mencionados e a ter acesso a detalhes de outras contas comerciais. O intuito desta atualização da plataforma é fomentar uma gestão segura da conta online, diminuindo a necessidade dos seus donos de partilharem as credenciais de login.

Estas novidades surgem no âmbito da mudança da API (interface de programação) da aplicação. No espaço de um ano, a plataforma mudou da Instagram API para a Instagram Graph API: alteração que, segundo a equipa responsável, facilitou a “gestão da presença orgânica das empresas de forma mais eficaz”.

Segundo o TechCrunch, estas novas funções deixarão de estar limitadas a organizações num futuro breve. Para já, tudo indica que a abrangência destas novidades a perfis não-comerciais chega no início do próximo ano.

Porquê um recurso exclusivo a perfis profissionais?

O agendamento de publicações do Instagram chega, porém, com algumas limitações. Restrito a entidades empresariais, o seu acesso só poderá ser feito através de plataformas de gestão externas. Isto porque a funcionalidade é adicionada à API do Instagram, o que implica que outras plataformas de gestão de redes sociais como a Hootsuit, Sprout Social ou a SocialFlow também acedam a este recurso.

Por outras palavras, se uma empresa pretende que a sua página de Instagram tenha acesso a esta nova função, terá de subscrever serviços de terceiros. O HootSuite, por exemplo, foi o primeiro programa de software a anunciar a sua adesão à novidade: “O agendamento e publicação de conteúdo do Instagram tem sido o pedido número um dos nossos 16 milhões de clientes”, afirma Ryan Holmes, CEO da Hootsuite, em comunicado. “Agora, [os nossos clientes] podem coordenar grandes volumes de conteúdo, diversos membros de equipa e várias contas de Instagram com facilidade e segurança. O Hootsuite está animado por colaborar com o Instagram, de forma a tornar isto possível.”

Vendo as coisas deste prisma, faz sentido que o agendamento das publicações permaneça exclusivo a empresas de larga escala: isto porque as contas de pequenas firmas ou de utilizadores particulares não utilizam, por norma, um terceiro programa de software para trabalhar com o Instagram.

Jim Anderson, CEO da SocialFlow, explica: “Criar posts de Instagram consome sempre muito tempo. Isso não é necessariamente um problema para consumidores individuais, mas quando se trata de uma empresa de media que divulga mais de 100.000 publicações por dia, torna-se simplesmente impossível fazer tudo manualmente.”

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Opinião. Os melhores momentos de Soraia, vencedora do ‘Big Brother’ 2020