Vê também: RTP1 transmite final do Europeu de Futsal entre Portugal e Espanha

Entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro, Ljubljana acolhe o Campeonato da Europa de Futsal. Portugal vai à capital da Eslovénia com o título europeu em vista, e a estação pública irá acompanhar o percurso da seleção nacional.

Os jogos de Portugal terão transmissão em direto na RTP1 e RTP Play (apenas para o território nacional). Na fase de grupos Portugal irá defrontar a Roménia no dia 31 às 17 horas, e a Ucrânia no dia 4 de fevereiro também às 17h.

Em caso de apuramento, os jogos de Portugal nas fases seguintes da competição também serão transmitidos na RTP1. Se a nossa seleção ficar pelo caminho, a RTP2 irá assegurar a transmissão de um jogo dos quartos de final, uma das meias finais e a final.

Hugo Gilberto, diretor adjunto de informação responsável pelo desporto, justifica a aposta na competição. “Portugal é uma das três melhores seleções do mundo na modalidade e tem o melhor jogador do mundo de futsal. Ricardinho é, de facto, o nome grande da história do futsal português e mundial. Por tudo isto e muito mais, a RTP1 não poderia deixar de transmitir Portugal no Europeu de Futsal”, assume o responsável da estação pública.

Confere o calendário de transmissões do UEFA Futsal Euro 2018 na RTP:

31 de janeiro (quarta-feira) – Portugal vs. Roménia
RTP1, 17h00

4 de fevereiro (domingo) – Ucrânia vs. Portugal
RTP1, 17h00

6 de fevereiro (terça-feira) – Quartos de Final
RTP1, 17h
(transmissão na RTP2 caso Portugal não participe)

8 de fevereiro (quinta-feira) – Meias Finais
RTP1, 17h

10 de fevereiro (sábado) – Final: Portugal x Espanha
RTP1, 19h36

Em competição estão 12 seleções, entre elas Portugal, a anfitriã Eslovénia, Espanha, detentora do título, e a estreante França. As 12 equipas estão divididas em quatro grupos e para os quartos de final vão ser apurados os dois primeiros classificados de cada grupo:

Grupo A: Eslovénia, Itália, Sérvia.
Grupo B: Rússia, Cazaquistão, Polónia.
Grupo C: Portugal, Ucrânia, Roménia.
Grupo D: Espanha, Azerbaijão, França.

O melhor desempenho de Portugal em Campeonatos da Europa foi um segundo lugar na edição de 2010, na Hungria, após ser derrotado na final por Espanha. No UEFA Futsal Euro 2016, que foi transmitido pela TVITVI24, Espanha voltou a afastar Portugal da competição, mas logo nos quartos de final.