A Sombra das Esculturas
Foto: Facebook | Leiriagenda

Adália Alberto apresenta “A Sombra das Esculturas” em Leiria

A Sombra das Esculturas é a exposição da escultora Adália Alberto, que está patente na Galeria da Biblioteca Municipal de Leiria, até ao próximo dia 24 de fevereiro.

A exposição A Sombra das Esculturas foi inaugurada no passado dia 20 e contou com a presença de Anabela Graça e Rita Coutinho, vereadoras da Câmara Municipal de Leiria.

A Sombra das Esculturas apresenta-nos a meditação da escultura sobre a condição humana, trabalhada na pedra com a mestria própria e uma consciência ímpar, fruto da sua experiência.

«A arte é a visão crítica e provocatória da sociedade em que vivemos, conjugadas numa harmonia estética capaz ou não de provocar emoções por vezes difíceis de materializar. É uma interrogação constante sobre o nosso papel enquanto cidadãos, no mundo dito global, na tentativa de encontrar respostas às nossas inquietações», considera Adália Alberto, como refere no seu site oficial.

Foto: página oficial de Leiriagenda no Facebook

Sobre a artista…

Adália Alberto é natural de Leiria. Foi em 1999 que iniciou o seu percurso na área da escultura. Realizou a sua primeira exposição individual, na sua cidade natal, em 2000.

Ao longo da sua carreira artística, a sua obra foi, diversas vezes, distinguida, tendo recebido o diploma de reconhecimento de Mérito do Elos Clube de Leiria, a Comenda da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, ABD e a Medalha de Honra de Mérito da Casa Museu Maria da Fontinha, Castro Daire.

Em 2010, em parceria com o artista plástico Rigo 23, executou a escultura Senhora de Costas, que esteve exposta n’ Às Artes Cidadãos, no Museu de Serralves, no Porto. Em 2013, foi comissária do Simpósio de Escultura Perpetram, uma parceria com a Câmara Municipal Porto de Mós.

Participou no Vera World Fine Art Festival, em 2015, na Cordoaria Nacional em Lisboa, onde recebeu o prémio especial Aplauso do Júri.

No ano passado, estabeleceu uma nova parceria com o artista plástico Rigo 23, no âmbito do projeto Itacoatiara – cicatriz de Tordesilhas, na Fundação Millenium BCP, Lisboa.

A sua obra está representada em diversas galerias de arte, museus, câmaras municipais e em coleções de arte em Portugal, de norte a sul do país, e no estrangeiro.

Quando podes visitar A Sombra das Esculturas

A exposição pode ser visitada até ao dia 24 de fevereiro, na Galeria da Biblioteca Municipal de Leiria, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 20h e ao sábado, das 14h às 20h.

A entrada é livre.

Lê também: Nuno Gaivoto leva “Falsos Paraísos” até Leiria

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.