O novo iOS 11.3 para iPhone e iPad traz novas melhorias gerais ao sistema e ainda a possibilidade de salvar vidas com a implementação de uma nova funcionalidade.

Entre quatro novos Animojis e melhorias gerais como a possibilidade de ver o estado da bateria do equipamento ou a opção de ligar ou desligar a limitação de performance no sistema por forma a poupar uma bateria já desgastada, o novo iOS 11.3 permitirá também que a Apple partilhe a tua localização com os serviços de urgência.

Lê também: Apple revela iOS 11.3 após controvérsia de desempenho de iPhones

O serviço, conhecido como Advanced Mobile Location, passará a ser suportado com a chegada do novo iOS 11.3 e permitirá o envio automático da localização do utilizador no momento em que este estiver em chamada com os serviços de urgência.

O sucesso da funcionalidade passa por ativar os módulos de GPS e Wi-Fi durante uma chamada de urgência, de modo a enviar ao operador da central de emergência, através de mensagem de texto, a localização exata de quem liga.

Com a implementação do Advanced Mobile Location no iOS, funcionalidade disponibilizada também em Android desde 2016, também prevê-se que mais de 7,500 vidas possam ser salvas e 95 mil milhões de euros poupados nos próximos dez anos. Esta é uma estimativa da European Emergency Number Association, que aplaude a iniciativa por tornar mais fácil a identificação geográfica do utente mesmo em situações difíceis em que este se veja incapaz de revelar a sua localização.

O serviço, para já, ainda só está operacional no Reino Unido, Bélgica, Nova Zelândia, Suécia e Lituânia. Espera-se que nos meses seguintes ao lançamento do novo iOS esta funcionalidade seja abrangida a novos países e mais utilizadores.

O novo iOS 11.3 estará disponível em meados de fevereiro e poderá ser descarregado gratuitamente para todos os equipamentos compatíveis.