A Apple anunciou as novidades que podem ser esperadas na versão 11.3 do iOS, o sistema operativo na base dos seus dispositivos móveis, que está disponível como uma antevisão para programadores a partir desta quinta-feira (25) e será lançada na primavera.

Esta atualização traz melhorias ao ARKit para melhores apps de realidade aumentada e novidades no serviços iMessage e Saúde, mas a nova funcionalidade mais notável vem em resposta direta à recente controvérsia em volta do abrandamento intencional de iPhones de gerações anteriores.

Na sua mensagem sobre o assunto, a empresa confirmou que bloqueava o desempenho de dispositivos mais antigos, o que gerou um debate sobre obsolescência forçada na indústria. Numa tentativa de recuperar confiança, a Apple afirmou que iria ser mais transparente no que toca à saude do dispositivo.

Assim, esta versão mostra informação mais detalhada sobre o estado da bateria do dispositivo e uma indicação caso esta precise de substituição, assim como uma opção para desativar as supostas “otimizações”.

A Apple defende que não o fez para “empurrar” os utilizadores para o iPhone recém-lançado como tanta gente brincava, mas sim para preservar o funcionamento da bateria interna que se vai desgastando à medida que é recarregada ao longo do ciclo de vida do produto.

Para prevenir falhas súbitas de energia ou outros problemas, a Apple implementou estas medidas sorrateiramente há um ano, em janeiro de 2017, mas apenas foram descobertas acidentalmente através de resultados de benchmarking.

Mensagens na nuvem

Fotografia: Apple

iMessage Business Chat no iOS 11.3 no iPhone X

Imagem: Apple

A aplicação Mensagens, que inclui o serviço iMessage e os SMS tradicionais, também recebe atenção.

O Business Chat é semelhante ao que encontramos no Facebook Messenger ou WhatsApp e permite que clientes troquem mensagens diretamente com representantes de lojas ou empresas, e até efetuar compras através de Apple Pay dentro da conversa.

Foram também acrescentados novos Animoji, trazendo o total para 16. Estes pequenos vídeos animados podem ser vistos em qualquer dispositivo com iOS atualizado, mas só podem ser produzidos no iPhone X.

Uma outra novidade inesperada é a possibilidade de sincronizar SMS e iMessages através do iCloud para que estejam disponíveis em qualquer dispositivo.

Esta funcionalidade foi anunciada com a primeira edição do iOS 11, mas o seu lançamento foi adiado indefinidamente. O seu aparecimento nesta versão experimental não foi anunciado pela Apple, pelo que ainda pode ser retirado à medida que nos aproximamos do lançamento.

Tal como com as fotografias, há a possibilidade de apenas ter no dispositivo as mensagens e anexos mais recentes para poupar espaço de armazenamento local.

Quando esta opção está ativa, o histórico de mensagens apenas é descarregado quando tentamos fazer scroll para cima.

 

Histórico de Saúde

Aplicação Saúde no iPhone X

Imagem: Apple

A aplicação Saúde tornou-se um foco cada vez maior da Apple quando reposicionou o Apple Watch como um fitness tracker, e a empresa pretende agora incorporar registos de hospitais e clinicas de modo a criar um perfil de saúde completo do utilizador. Esta capacidade será lançada num pequeno grupo de hospitais inicialmente.

Podem ver todas as novidades do iOS 11.3 aqui.