No passado sábado, dia 20, foi inaugurada a exposição Falsos Paraísos, do artista plástico Nuno Gaivoto, no Edifício do Banco de Portugal, em Leiria.

Falsos Paraísos é uma exposição de arte contemporânea que reúne pinturas do artista Nuno Gaivoto, desenvolvidas entre 2013 e 2018.

Foto: página oficial de Gonçalo Lopes no Facebook

A inauguração contou com a presença de Anabela Graça, Gonçalo Lopes e Rita Coutinho, vereadores da Câmara Municipal de Leiria.

Esta mostra integra pinturas de grande formato e outras com formas menos convencionais, em oval ou redondo. O pintor dedica-se ao abstrato-paisagístico e ao figurativo.

Nuno Gaivoto usa, nos seus quadros, vários tons de rosa, azul e verde. Existem figuras femininas, paisagens e motivos abstratos que captam a atenção do visitante.

Falsos Paraísos é um conjunto de «possíveis paisagens, mas, imaginadas ou não, algo reconhecíveis ou com uma determinante geométrica, composição de pensamentos ou de meras colagens pictóricas resultantes de uma procura pela luz perfeita», como referiu o artista na apresentação da exposição.

Sobre o artista plástico…

Nuno Gaivoto é natural de Ourém,  e licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha.

O trabalho do artista centra-se sobretudo na pintura. Desde os anos 90, que tem procurado desenvolver uma pesquisa pictórica, visível aos níveis das cores muito fortes e da temática, que varia entre o geométrico abstrato, o figurativo e a paisagem.

Regularmente, expõe em exposições individuais e/ou coletivas, desde 2000.

Tem participado em diferentes projetos especiais, dos quais se destaca a parceria com João dos Santos para a pintura da Consulta Externa e da Urgência da Pediatria do Hospital Santo André, em Leiria.

A sua obra está representada em diversas coleções institucionais e particulares.

Onde e quando podes visitar a exposição Falsos Paraísos

A exposição pode ser vista até dia 4 de março, no Edifício do Banco de Portugal, nos seguintes horários:

Diariamente: 09h30-12h00 / 14h00-17h00 (última entrada)

Sábados, domingos e feriados: 14h00-17h30 (última entrada)

A entrada é livre.

Falsos Paraísos

Foto: site oficial da CMLeiria