marlene monteiro freitas

Coreógrafa Marlene Monteiro Freitas vence Leão de Prata

Na passada quinta-feira, a coreógrafa cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas e a norte-americana Meg Stuart foram anunciadas como as vencedoras do prémio de carreira da Bienal de Dança de Veneza.

Em junho, na abertura do 12.º Festival Internacional de Dança Contemporânea, Marlene Monteiro Freitas receberá o Leão de Prata e Meg Stuart o Leão de Ouro, em Itália.

A coreógrafa cabo-verdiana, que nasceu no Mindelo em 1979 e se fixou em Lisboa aos 18 anos, co-fundou em Lisboa a estrutura cultural P.O.R.K, com a qual criou coreografias como Bacantes – Prelúdio para uma purga, marfim e carne – as estátuas também sofrem e Paraíso. Estudou dança na P.A.R.T.S., em Bruxelas, na Escola Superior de Dança e na Fundação Calouste Gulbenkian.

A nota emitida pela Bienal de Veneza fala sobre o percurso da coreógrafa, descrevendo-a como “uma das mais talentosas da sua geração” e sobre o facto de trabalhar as coreografias “mais sobre as emoções do que sobre os sentidos”, abrindo a “imaginação e o eu à sua selvagem multiplicidade”.

“Os híbridos criados por Freitas desafiam musical e alegremente os limites do esteticamente correto. Trabalhando sobre as emoções e não sobre os sentidos, as suas coreografias abrem o imaginário para a multiplicidade desenfreada do ego (e da motivação)”, segundo a nota da Bienal.

Entrega do prémio

Na cerimónia de entrega do Leão de Ouro, a 22 de junho, Meg Stuart e a sua companhia Damaged Goods vão apresentar Built to Last, peça que em junho de 2017 esteve no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa.

O Leão de Prata de Marlene Monteiro de Freitas será entregue a 28 de junho, dia em que vai apresentar a sua mais recente peça Bacantes – Prelúdio para uma purga, estreada também no ano passado.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Eurovisão
RTP1 transmite ‘A História dos Fire Saga’ em dia de final da Eurovisão