Shameless
Showtime

Shameless 8×11: a vingança é um prato que se serve à estilo Gallagher

Falta apenas um episódio para o final desta oitava temporada de Shameless e, embora tenha sido uma viagem bastante incoerente e aborrecida, alguns protagonistas parecem preparar-se para um final explosivo. O novo episódio, intitulado A Gallagher Pedicure, estreou no canal Showtime no dia 21 de janeiro. Em Portugal, a série é exibida na FOX.

Frank (William H. Macy) continua com o seu plano de se reformar o mais depressa possível, embora só tenha trabalhado legalmente um total de seis semanas em toda a sua vida. Mesmo usando as dezenas de identificações falsas que colecionou ao longo dos anos, as coisas parecem não correr a seu favor.

Quando o filho mais novo, Liam (Christian Isaiah), anuncia que vai passar umas férias com um colega da escola bastante de rico, Frank vê a luz ao fundo do túnel: assaltar a casa do dito colega e apoderar-se dos caríssimos objetos da família. Frank começou a temporada como um bom cidadão, em espírito de redenção, mas pelos vistos irá terminá-la no verso oposto da moeda. Não seria ele mesmo de outra forma, certo?Shameless

Por falar em Liam, o pequeno foi promovido a médico de família. Após o acidente no trabalho no episódio anterior, Debbie (Emma Kenney) corre o risco de ficar sem pé – ou, pelo menos, parte dele. O pior é que ela nem sequer tem dinheiro para cobrir a operação. Como tal, é o próprio Liam que lhe arranca alguns dedos, de modo a aliviar a ferida. Talvez agora ela veja que realizar trabalhos clandestinos não é uma boa ideia.

Fiona (Emmy Rossum) tem as suas mãos ocupadas com a família de sem-abrigo que invadiu o seu apartamento e lhe colocou um processo judicial em cima. Como se isto não bastasse, apoderaram-se também do seu cão!

Embora Fiona tente resolver as coisas a bem, a família recusa-se a fazer jogo limpo e troca até as fechaduras do apartamento. Está na hora! Com a ajuda do seu novo namorado, Ford (Richard Flood), a protagonista invade a casa, dá uma tareia na mulher e consegue salvar o cão. A celebração consiste numa noite de sexo com Ford. Só nesta série se vêm alguém a dar murros e pontapés a sem-abrigo – por uma justa causa!Shameless

Lip (Jeremy Allen White) recebe uma visita de Sierra (Ruby Modine), a qual está absolutamente em pânico – o seu pai foi solto da prisão. O porquê da preocupação? Sierra e o seu irmão assistiram ao assassínio da sua mãe às mãos do seu pai, por violência doméstica, e testemunharam contra ele em tribunal.

Lip, contudo, sabe ser o príncipe encantado para as raparigas que valem a pena. Enganando o velho, o protagonista faz com que o pai de Sierra o agrida violentamente, enquanto outra pessoa filma às escondidas. Num piscar de olhos, o homem está de volta na prisão e Lip tem Sierra novamente nos seus braços. Toda a gente fica a ganhar!

O conceito de “Jesus Gay” parece estar a ser levado bastante a sério por Ian (Cameron Monaghan). Esta semana, a sua missão consistiu em defender um jovem homossexual do bairro, de nome Blake, cujo pai está decidido em “curar a sua doença”.Shameless

Com a ajuda da comunidade, Ian consegue juntar Blake à sua causa e explodir com a carrinha do pai dele, dizendo que “não nos tornaremos em vítimas” – referindo-se ao grupo LGBT do bairro. Será que os meios justificam os fins? A mensagem é maravilhosa, já o método usado… tenho as minhas dúvidas.

Casado de fresco, a lua-de-mel de Carl (Ethan Cutkosky) consiste em fazer sexo a toda a hora. Ao ponto que Kassidi (Sammi Hanratty) parece até cansar-se desta rotina e está decidida em conhecer o verdadeiro Carl: o seu passado, os seus sonhos, essas coisas todas.

Tudo isto é muito bonito, até que o jovem confessa que continua decidido em voltar para a escola militar. Como seria de esperar, Kassidi monta um escândalo de tal tamanho que consegue convencer Carl a desistir da ideia de uma vez por todas. Eu queria muito ser capaz de gostar de Kassidi mas a rapariga apareceu simplesmente para causar estragos.Shameless

Kevin (Steve Howey) e Veronica (Shanola Hampton) continuam com o seu objetivo de arranjar um marido rico para Svetlana (Isidora Goreshter). Após umas tentativas falhadas, a russa acaba por se encontrar com a sua ex-amiga-agora-inimiga Freelania (Tina Ivlev), a qual lhe incutiu esta ideia de ser alguém na vida.

Contudo, Freelania adora ver Svetlana miserável, dizendo que “ela nasceu mal e irá morrer mal”. Quando o marido milionário da primeira a confunde por Svetlana, esta encontra o seu pote de ouro: raptar Freelania e fazer-se passar por ela. Ora aí está a Svet de que eu tinha saudades! Que vingança maravilhosa!

NOTA: 7/10

Mais Artigos
Festival Glastonbury
Reino Unido aprova dispositivo de testes rápidos à Covid-19 para festivais