Em breve haverá mais um parque verde em Lisboa – o Parque Urbano do Vale da Montanha. A construção deste espaço verde faz parte do programa da autarquia de expansão do Corredor Verde Oriental.

O parque Urbano do Vale da Montanha fica entre o Parque da Belavista e a linha de comboios do Areeiro. Com 11 hectares, liga a Avenida Almirante Gago Coutinho e a Avenida Marechal António de Spínola. Há, também,  uma ligação ao recente Parque Urbano do Casal Vistoso, através de uma ponte ciclopedonal.

O espaço tem 11 hectares e será inaugurado em breve, segundo O Corvo. As obras começaram em 2015.

Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa

Um parque infantil e um quiosque: um espaço para toda a família

O Parque Urbano do Vale da Montanha terá, ainda, um parque infantil e um quiosque – que está neste momento em concurso para ser concessionado.

A intervenção naquela área – onde virá a ser o parque urbano, antes constituída por baldios – incluiu movimentações de grandes pedaços de terra, para que quem esteja no parque não esteja tão exposto à poluição sonora e visual da linha de comboios e da Avenida dos Estados Unidos da América, segundo uma nota escrita da Câmara Municipal de Lisboa enviada ao Corvo.

Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa

As espécies plantadas são, na sua maioria, autóctones, e que durante o inverno secam e perdem cor.

O novo espaço verde faz parte do programa de expansão do Corredor Verde Oriental, que no total terá cerca de 150 hectares, assegurando a ligação à zona ribeirinha, em Marvila.