Foto: Facebook de Helena Loução

Helena Loução, a ilustradora que tempera receitas com criatividade

Sonhadora, positiva e feliz. Foi assim que Helena Loução, ilustradora e designer, se caracterizou. Ao Espalha-Factos, a freelancer falou de si e dos projetos nos quais tem apostado.

Para Helena, a inspiração não está ligada a um espaço ou hora. Surge sim, da “necessidade e da vontade de expressar no papel paixões, interesses, histórias, ideias” e do prazer que encontra enquanto o faz. É um trabalho que implica “empenho, persistência”, e que fez com que, pouco tempo depois de ter terminado a faculdade, arrancasse com a ideia de criar receitas ilustradas. O projeto surgiu da junção de duas paixões, o desenho e a cozinha.

“Tentei expressar no papel esta abordagem da cozinha mais livre e espontânea, desenhando receitas sem palavras, reduzindo-as aos seus passos essenciais”.

“Sobre a Mesa” e “Uma Mesa Portuguesa” reúnem, no seu todo, 15 receitas ilustradas onde o desenho se sobrepõe à palavra, sem que por isso falhe informação ou os dados cruciais para a sua confeção.

Para além de uma simples característica, a criatividade é encarada pela ilustradora, e segundo a própria,  como “uma forma de estar e de ser em relação a tudo: de estar no momento presente, de desfrutar e brincar, mais do que uma coisa ligada exclusivamente às artes”. 

Se, em parte, surge “de forma natural”, no sentido em que a expressão através do desenho “sempre aconteceu de forma intuitiva e fácil”, o outro lado da moeda implica que esta seja “um músculo em exercício”, explica.

Também em constante exercício tem de estar o facto de ser freelancer. “A principal vantagem [de ser freelancer] está na primeira parte palavra: a liberdade de escolher os caminhos que quero seguir e as decisões que quero tomar”.

Contudo, aliado a esta vantagem,  surge o “principal obstáculo” que é depender apenas dela própria “para motivar e fazer as coisas acontecer. A responsabilidade é apenas minha, excepto na ‘Criatividade ao Lume’, em que somos duas”, esclarece a designer.

https://www.instagram.com/p/Bb4iEFWB6SQ/?taken-by=criatividade.ao.lume

 

‘Criatividade ao Lume’ é, segundo Helena, o projeto mais desafiante da sua vida profissional e, também, o que mais a entusiasma.

“É um espaço dedicado à criatividade que eu a Joana Sternberg estamos a desenvolver. Serve de espaço seguro para os participantes se desafiarem a serem mais criativos na cozinha, onde se possam sentir confiantes a experimentar sem medos e a deixar-se guiar pela intuição”.

No site da iniciativa são partilhadas curiosidades, desafios e algumas receitas, que as anfitriãs gostam de chamar sugestões “porque não são para ser seguidas à risca”. Segundo Helena, “para além da criatividade, há a preocupação com bem-estar e com a saúde”.

Enquanto pessoa, tudo o que lhe dá prazer fazer, já faz dentro ou ligado à sua profissão, sem nunca se limitar. Gosta de misturar áreas, de se sentir inspirada por pessoas que gosta, viagens e concertos. O ingrediente secreto é sonhar.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Good Doctor
‘The Good Doctor’ despede-se de dupla de atores