Desde ficção científica e romance juvenil, às historias verídicas e clássicos infantis, 2018 vai ser o ano em que muitas das personagens estimadas pelos leitores renascerão no grande ecrã. O Espalha-Factos reuniu 12 livros que chegam ao cinema este ano e que não quererás perder.

Se gostas de ler a história original antes da adaptação para o cinema, confere abaixo a lista de livros que conquistaram os realizadores Alex Garland, Greg Berlanti ou Damian Chazelle.

Maze Runner – A Cura Mortal, James Dashner

Em A Cura Mortal, o último volume da série Maze Runner, o jovem herói Thomas e os seus amigos embarcam numa perigosa missão na tentativa de derrubar a organização CRUEL e encontrar uma cura para a doença mortal conhecida como Fulgor. O desfecho da trilogia no grande ecrã, pelas mãos do realizador norte-americano Wes Ball, conta com os atores Dylan O’Brien, Thomas Brodie-Sangster e Rosa Salazar nos papéis principais.

Estreia em Portugal: 25 de janeiro

Aniquilação, Jeff VanderMeer

Aniquilação é o primeiro livro da trilogia de ficção científica Área X, publicado pela primeira vez em 2014. A história acompanha uma bióloga, protagonizada pela atriz Natalie Portman, durante a expedição na misteriosa e isolada Área X, cuja missão é desvendar todos os seus segredos.

Estreia em Portugal: 22 de fevereiro

Vê o trailer do filme adaptado e realizado por Alex Garland, responsável também pelo filme Ex Machina (2015).

Horse Soldiers, Doug Stanton

Horse Soldiers, de Doug Stanton, foi adaptado para o grande ecrã pelo realizador Nicolai Fuglsig sob o nome de 12 IndomáveisChris Hemsworth, Michael Shannon e William Fichtner dão vida à história verídica de uma equipa de soldados das Forças Especiais dos EUA que, após o 11 de setembro, montando a cavalo, entraram secretamente no Afeganistão e encetaram uma luta contra os Talibã.

Estreia em Portugal: 22 de fevereiro

Traição, Jason Matthews

Em Red Sparrow, do realizador Francis Lawrence, a atriz Jennifer Lawrence assume o papel da bailarina russa Dominika Egorova e traz para o grande ecrã o aclamado romance de espionagem do ex-diretor da CIA Jason Matthews.

Estreia em Portugal: 1 de março

12 livros que chegam ao cinema

Capa do livro que deu origem ao filme. Foto: FNAC

Um Atalho no Tempo, Madeleine L’Engle

Sr. Murry é um cientista que desaparece misteriosamente numa das suas experiências de viagem no tempo. Quando os filhos Meg e Charles Wallace recebem uma pista sobre o paradeiro do pai, decidem partir à sua procura. O filme de Ava DuVernay reproduz a incrível viagem, no tempo e no espaço, em busca do Sr. Murry e conta com a participação das estrelas de cinema Chris Pine, Mindy Kaling, Reese Witherspoon e Oprah Winfrey.

Estreia em Portugal: 8 de março

A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, Mary Ann Shaffer e Annie Barrows

A jovem escritora Juliet Ashton e os moradores da ilha britânica de Guernesey, outrora ocupada pelas tropas nazis, transitam das páginas do livro para o grande ecrã, pelas mãos do realizador Mike Newell, para partilhar a história da Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, um refúgio secreto para apaixonados por livros naquela ilha durante a Segunda Guerra Mundial.

Estreia em Portugal: 2 de maio

O coração de Simon contra o mundo, Becky Albertalli

O filme Love, Simon baseia-se no livro O coração de Simon contra o mundo, de Becky Albertalli, e retrata a complicada história de amor do aluno de ensino secundário Simon Spier.

Estreia em Portugal: 21 de junho

Vê o trailer da adaptação cinematográfica de Greg Berlanti, produtor das séries Brothers & Sisters (2006-2011) ou Riverdale (2017).

Three Seconds, Anders Roslund e Borge Hellström

O premiado thriller da dupla de escritores suecos Anders Roslund e Borge Hellström chega aos cinemas pela inicitiva do ator italiano Andrea Di Stefano, no cujo currículo consta a realização do filme Escobar: Paraíso Perdido (2015). Ana de Armas, Clive Owen e Common são alguns dos atores que reproduzirão a história de um ex-condenado que, por motivos de trabalho como infiltrado, se vê encarcerado numa prisão de máxima segurança.

Estreia em Portugal: 16 de agosto

The Darkest Minds, Alexandra Bracken

O primeiro livro da trilogia ‘Darkest Minds’ retrata um mundo futurista nos EUA, onde o governo tenta suprimir jovens com habilidades especiais, entre os quais Ruby, protagonizada pela atriz Amandla Stenberg.

Estreia em Portugal: 13 de setembro

Capa do livro publicado pela primeira vez em 2012. Foto: Goodreads

First Man: The Life Of Neil Armstrong, James Hansen

First Man é a história da vida de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a caminhar na Lua. Armstrong será interpretado por Ryan Gosling, que se reúne com o realizador de La La Land, Damien Chazelle.

Estreia em Portugal: 11 de outubro

A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, David Lagercrantz

A hacker Lisbeth Salander, interpretada por Claire Foy, e o jornalista Mikael Blomkvist, interpretado por Sverrir Gudnason, estão de volta em A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, adaptação cinematográfica do IV volume da saga Millennium por Fede Alvarez. Desta vez, um grupo perigoso de cibercrime obriga-os a unir esforços e embarcar numa nova aventura.

Estreia em Portugal: 18 de outubro

Lê também: Millennium: novo livro chega às bancas em setembro

Boy Erased, Garrard Conley

Baseado no livro de memórias de Garrard Conley, o filme Boy Erased, de Joel Edgerton, retrata a experiência do filho de um pregador baptista forçado a participar num programa de terapia de conversão apoiado pela Igreja, que prometeu ‘curá-lo’ da homossexualidade. O elenco conta com Lucas Hedges, Nicole Kidman e Joel Edgerton nos papéis principais.

Estreia em Portugal: 6 de dezembro

Lê também: MANUEL ALEGRE E AGUSTINA BESSA-LUÍS VOTADOS PARA O NOBEL