Créditos: IndieWire

Villeneuve quer fazer de Dune o “Star Wars para adultos”

Dennis Villeneuve vai realizar a nova adaptação de Dune. O romance de ficção científica escrito por Frank Herbert em 1965 já foi adaptado diversas vezes. Villeneuve revelou recentemente ao site Fandom que pretende fazer de Dune uma espécie de Star Wars… para adultos.

Dune é uma das obras de ficção científica mais enigmáticas do género. O livro de Frank Herbert fala-nos de uma sociedade feudal interestelar. No futuro, diferentes famílias da nobreza controlam planetas inteiros. O Imperador Padishah lidera as várias casas, mas o protagonista da história é Paul Atreides. À família de Atreides é dado o controlo do planeta Arrakis, a única fonte da mais valiosa substância do universo, a melange. O planeta Arraikis é assim cobiçado por todas as outras casas da nobreza.

“O Star Wars que nunca vi”

Dune integra temáticas tão distintas como política, religião, tecnologia e ecologia. O livro já foi adaptado a minissérie e até a audiolivro. Dennis Villeneuve será o responsável pela nova adaptação.

O realizador canadiano é considerado um dos mais estimulantes e profícuos cineastas da atualidade. Depois de projetos tão variados como Enemy, Arrival, Sicario ou o recente Blade Runner 2049, Villeneuve irá tentar a sua sorte com novo marco da ficção científica.

Em entrevista ao site Fandom, Villeneuve surpreendeu: “A maior parte das ideias do Star Wars vêm do Dune. Vai ser um desafio. A nossa ambição é fazer o Star Wars que eu nunca vi. De certa forma, é o Star Wars para adultos. Mas vamos ver.

Importa referir que o livro original foi publicado em duas metades, separadamente, na revista de ficção científica Analog. Villeneuve não é alheio a tal facto.

Posso estar envolvido em um ou dois filmes.” Mas o realizador é cauteloso nas palavras: “Se acontecer. A questão é essa, estão a perguntar-me sobre um projeto que não existe ainda. Estou habituado a falar de produtos acabados, quando estão filmados. Quando estou na sala de edição, prestes a estrear o filme. Aí estou a falar de algo real. Neste momento, pode acontecer que daqui a três semanas ou dois meses ninguém tenha chegado a acordo em relação ao argumento. E depois vai ser com outra pessoa, pode acontecer. E depois, o filme vai ser feito? É tudo teoria“, avisa Villeneuve.

“Seria igual à minha visão? Longe disso”

Desde o início dos anos 70 que diferentes realizadores e produtores de Hollywood fizeram de Dune o seu projeto pessoal.

O chileno Alejandro Jodorowsky esteve perto de levar o ambicioso projeto ao grande ecrã. Jodorowsky planeava conceber um filme de 10 horas de duração, com um elenco que incluía Salvador Dalí, Orson Welles, Geraldine Chaplin e Mick Jagger. H.R. Giger (mago dos efeitos especiais por trás do filme Alien) era o responsável pela cenografia do filme. Mas o projeto acabou por cair por terra.

Quando questionado a respeito do trabalho de Jodorowsky, Villeneuve disse não tencionar seguir as pisadas do realizador. “O Jodorowsky é um visionário único. Tem uma visão singular, muito forte. Eu sou um ser humano totalmente diferente. Era pretensioso e arrogante da minha parte sequer tentar. Mas adorava falar com ele, quero conhecê-lo há muito tempo. Acho que é um realizador fantástico e adorava ter visto o seu Dune. Acho que seria um filme muito particular do Jodorowsky. Mas seria igual à visão que tenho para o Dune? Não, longe disso. Tenho a certeza, porque ele é tão único“, esclareceu Villeneuve ao Fandom.

Até agora, a mais famosa adaptação é a de David Lynch. O realizador americano adaptou a obra em 1984, reunindo um elenco que incluía Kyle MacLachlan, Sting e Patrick Stewart. O filme foi inicialmente mal recebido, tendo no entanto adquirido um estatuto de culto ao longo das décadas.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.