Os 5 melhores programas de rádio para os viciados em música

Se és um fã de música assumido, então este artigo é capaz de te interessar. O Espalha-Factos dá-te cinco boas razões para ligares o rádio. Sim, aquele objeto coberto de pó que está desligado no canto da sala. São cinco programas que te vão fazer esquecer as playlists do Spotify ou do Youtube e que são reflexo da qualidade do trabalho feito nas rádios portuguesas.

Disco Disse (Antena 3)

A dupla que faz os discos “falarem”. (Fonte: RTP)

Todas as terças, Quim Albergaria e Mário Lopes sentam-se no estúdio da Antena 3 para, durante duas horas, ouvirem um disco da primeira à última nota.

De um lado, o baterista dos PAUS, do outro, o jornalista do Público que não esconde o seu amor pela música. De auscultadores nos ouvidos, sentem e examinam o batimento cardíaco às novas tendências musicais nacionais e internacionais.

Do rock ao rap, todos os estilos têm porta aberta nesta conversa de café com música a acompanhar. Cara d’Anjo de Luís Severo ou To Pimp a Butterfly de Kendrick Lamar foram discos que já rodaram no Disco Disse e que mostram bem a diversidade musical do programa.

Uma nova semana é sinónimo de disco novo com muitas histórias para contar. Todas as terças, entre a meia-noite e as 2h, com repetição às duas da madrugada de segunda-feira. Se quiserem voltar a ouvir um episódio que deixaram a meio ou percorrer os capítulos anteriores, basta visitar a página on demand do programa no RTP Play.

Floresta Encantada (SBSR FM)

A Floresta Encantada (Fonte: www.sbsr.fm)

Existe um sítio que esconde criaturas coloridas e segredos ancestrais. Uma floresta distante e encantada que respira psicadelismo. Ana Farinha e Tiago Castro conhecem esse sítio como ninguém e transportam os ouvintes para o universo sombrio e misterioso do rock psicadélico, do prog e muito mais.

Durante a viagem, que dura cerca de uma hora, recordam-se bandas emblemáticas da wave psicadélica dos anos 60 e 70, como Jefferson Airplane ou Greatfull Dead, com espaço ainda para o trabalho feito no nosso país durante a época de ouro da música. Um verdadeiro mimo para os fãs do estilo.

A Floresta Encantada pode ser visitada todas as semanas na antena da rádio SBSR. Domingos ao meio-dia com repetição às quintas pelas 23h.

Para quem perder a boleia, pode sempre recorrer aos podcasts disponíveis no website da rádio e aceder a todos os capítulos do programa.

Lê também: Ano novo, música nova: dez artistas promissores para ouvires em 2018

A Próxima Grande Cena (Vodafone FM)

Joaquim Quadros a liderar a emissão na Vodafone Fm (Fonte: Observador)

Joaquim Quadros dá-nos boleia rumo a um mundo por explorar num programa que faz jus à essência da rádio. Todas as semanas oferece-nos música acabada de sair do forno. Desvenda novos talentos e atreve-se a fazer a previsão dos temas que farão parte das nossas playlists num futuro próximo.

Com mais de quatro anos de vida, artistas como Courtney Barnett, Angel Olsen ou King Krule já foram “A Próxima Grande Cena”. Provas afirmadas que confirmam que as previsões de Joaquim Quadros têm dado certo.

Podem conhecer a próxima big thing de segunda a sexta às 11h, 15h e 19h na antena da Vodafone FM. Ou ouvir o compacto semanal no site da rádio.

O Planeta Pop (Radar FM)

As cores do Planeta Pop (Fonte: www.planeta-pop.com)

Divulgação, partilha e independência são as palavras de ordem de um dos ex-líbris da rádio lisboeta. Paulo Garcia comanda uma emissão que nos transporta para um sonho pop cheio de cor e de sons futuristas. Um sonho que tem como plano de fundo um planeta imaginário onde vivem os maiores ícones da cultura pop.

São duas horas de melodias que podem ir desde o punk dos Joy Division à dance rock eletrizante dos LCD Soundsystem. A heterogeneidade e a modernidade são os traços de um planeta que conta com mais de uma década de emissões e que também conta com um site oficial na web.

As viagens ao Planeta Pop podem ser feitas todos os sábados das 23h à 1h. Quem perder a boleia pode sempre ouvir a repetição aos domingos às 15h e às sextas às 23h.

Quem mora fora da zona da capital pode acompanhar a emissão em direto e ouvir o programa através dos podcasts disponibilizados na mixcloud de Paulo Garcia.

Bons Rapazes (Antena 3)

They are good fellas (Fonte: www.rtp.pt)

“You know, we always called each other good fellas. Like you said to, uh, somebody, ‘You’re gonna like this guy. He’s a good fella. He’s one of us.’ You understand? We are good fellas. Wiseguys”.

A mítica fala de Henry Hill em Goodfellas serve de introdução ao programa que junta Álvaro Costa e Miguel Quintão. Dois amigos e bons rapazes. Dois nomes incontornáveis da rádio que se sentam frente a frente para partilhar o melhor que a música electrónica e independente tem para oferecer.

O nome do programa não foi escolhido em vão e encaixa que nem uma luva no perfil de Bons Rapazes. Cada capítulo faz lembrar o dia-a-dia de dois gangsters que percorrem a cidade à noite num Chevrolet Corvette de 1966 ao som de Nicolas Jaar.

Todas as sextas, entre as 20h e as 22h, Álvaro e Miguel partilham experiências, músicas e cultura num registo sem igual no nosso país. Um espaço que nos abre os horizontes e onde todos podemos ser good fellas, cada um à sua maneira. Sem dúvida, um dos programas mais cool da rádio portuguesa.

Para os mais distraídos, os vários episódios de Bons Rapazes estão disponíveis On-Demand no RTP Play.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.