A organização do Festival da Canção apresentou esta quinta-feira (18) a lista dos intérpretes escolhidos para representar cada um dos compositores a concurso. Entre eles estão nomes como Anabela, Cláudia Pascoal e Diogo Piçarra. A conferência de imprensa decorreu na Fábrica de Pão do Hub Criativo do Beato.

O Festival da Canção 2018 tem semifinais marcadas para os dias 18 e 25 de fevereiro e final marcada para 4 de março no Pavilhão Multiusos de Guimarães. A canção escolhida jogará em casa na final do Eurovision Song Contest, que acontece no dia 12 de maio em Lisboa.

Lê também: RTP anuncia as apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018

A disputa para determinar o 50.º representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção contará com 26 compositores, entre os quais Diogo Piçarra, Jorge Palma, Capicua ou Fernando Tordo.

Para além dos 22 nomes convidados pela RTP, estão ainda a concurso o compositor Henrique Janeiro, convidado por Salvador Sobral, e Daniela Onís, escolha do programa Master Class da Antena 1. Peter Serrado e Rita Dias são os dois vencedores do concurso público aberto para todos os compositores interessados em concorrer ao Festival da Canção 2018.

FestivalCançao18_TomasAlmeidaEF6-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF5-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF17-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF16-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF14-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF13-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF12-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF11-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF10-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF9-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF8-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF7-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF4-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF3-compressor.pngFestivalCançao18_TomasAlmeidaEF1-compressor.png

A escolha nunca é fácil e todos os compositores procuraram voz certa para as suas canções. Os títulos e intérpretes escolhidos por cada um dos autores foram divulgados e o Espalha-Factos traz a lista completa.

1.ª Semifinal

CompositorIntérpreteCanção
BenjamimJoana EspadinhaZero A Zero
Diogo ClementePeu MadureiraSó Por Ela
Fernando TordoAnabelaPara Te Dar Abrigo
Jorge PalmaRui DavidSem Medo
José CidJosé Cid e Gonçalo TavaresO Som Da Guitarra É A Alma De Um Povo
JP SimõesJP SimõesAlvoroço
Júlio Resende (letra de Camila Ferraro)Catarina MirandaPara Sorrir Eu Não Preciso De Nada
Mallu MagalhãesBeatriz PessoaEu Te Amo
Francisca CortesãoJoana Barra VazAnda Estragar-me Os Planos
Nuno RafaelNuno VasconcelosAustrália
Paulo GraçaMaria AmaralA Mesma Canção
Rita DiasRita DiasCom Gosto Amigo
JaneiroJaneiro(sem título)

2.ª Semifinal

CompositorIntérpreteCanção
Aline FrazãoSusana TravassosMensageira
Armando TeixeiraLiliO Voo Das Cegonhas
Bruno CardosoSequinAll Over Again
CapicuaTaminSobre Nós
Daniela OnísDaniela OnísPra Lá Do Rio
Diogo PiçarraDiogo PiçarraCanção Do Fim
Francisco RebeloDavid PessoaAmor Veloz
IsauraCláudia PascoalO Jardim
João AfonsoRita RuivoAnda Daí
Miguel AngeloDora FidalgoArco-íris (Assim Cantou Zaratustra)
Paulo FloresMinnie e RhayraPatati Patata
Peter SerradoPeter SerradoSunset
Tito ParisMaria Inês ParisBandeira Azul

As listas de cada semifinal não representam ainda a ordem pela qual cada canção subirá ao palco. De cada semifinal, composta por 13 canções, sairão 7 temas que disputarão a final do dia 4 de março em Guimarães. A votação será partilhada pelo júri, presidido por Júlio Isidro e pelo público, através de votação telefónica.