Rivoli
Foto: página oficial do Teatro Municipal do Porto no Facebook

86.º aniversário do Rivoli com 16 horas de programação

O Teatro Municipal Rivoli, no Porto, comemora este sábado o 86.º aniversário com 16 horas de programação, que serão ocupadas com teatro, dança, música e outras atividades, num dia de entrada gratuita.

Rivoli
Foto: divulgação
As atividades que encherão este dia compõem uma grande festa aberta à cidade.
O espetáculo principal da celebração é El Baile. Pelas 21h30 do dia 20 de janeiro, o Rivoli recebe a estreia nacional do trabalho da coreógrafa francesa Mathilde Monnier, depois deste ter passado por Buenos Aires, em conjunto com o escritor argentino Alan Pauls.

Monnier e Pauls reinventaram a peça Le Bal, apresentada pela primeira vez em 1981 pela companhia do Théâtre du Campagnol.

Rivoli
Foto: divulgação

Detalhes da programação

Numa programação que envolve mais de uma centena de artistas, o dia conta com um total de dez projetos de áreas diferentes.

O encenador André Murraças apresenta, pelas 15h00, o musical Coro, cujo elenco inclui quatro funcionários do Rivoli, da bilheteira, limpeza, bar e manutenção.

Durante a manhã e o início da tarde, estão programadas várias atividades para crianças e para toda a família. Pode contar-se com oficinas sobre teatro e peças de teatro, como Poemas de Pé para a Mão, encenação de Joana Providência, que será apresentado pelas 11h00 e 15h00.

Rivoli
Foto: divulgação

Pelas 12h00, é inaugurada a instalação sonora Soará a silêncio, o som de uma revolução dentro de um ‘bunker’?, obra de Maria Trabulo.

Às 16h30, Marco da Silva Ferreira apresenta o seu solo Um solo sobre Brother, e às 18h00, Jorge Andrade apresenta  Mala voadora. Será ainda apresentada uma performance para seis bailarinos de Tales Frey, F2M2M2F x 6.

Rivoli
Foto: divulgação

Na música, o destaque vai para Bruta, projeto de música criado por Ana Deus e pelo francês Nicolas Tricot. Este projeto debruça-se sobre poemas de autores portugueses como Miguel Torga, Luís Miguel Nava, Bocage, Camilo Pessanha ou Manuel Laranjeira. A atuação está marcada para as 19h00.

Rivoli
Foto: divulgação

O ciclo Understage do Teatro Municipal continua com um concerto, pelas 23h30, dos portugueses Gala Drop, com várias peças do coletivo Oficina Arara a comporem o cenário.

A noite termina com três DJs a animarem a festa, até às 4h00 da manhã de domingo: Affreixo, André Tentugal e Pedro Tudela.

Cadernos do Rivoli

Neste dia de aniversário é ainda apresentado o sexto Caderno do Rivoli, iniciativa começada com um número zero (0), em 2002, iniciativa da então diretora Isabel Alves Costa (1946-2009), primeira diretora do Rivoli, entre 1993 e 2007. A apresentação será pelas 15h30, subordinada ao tema “Bodied Spaces – discursos cruzados entre corpo e espaço”.

Com coordenação editorial de Gabriela Vaz-Pinheiro, o caderno foi publicado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Mais informação sobre todas as sessões e os bilhetes aqui.

LÊ TAMBÉM: CONCURSO INTERNACIONAL DANÇARTE À PROCURA DE BAILARINOS E COREÓGRAFOS

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
TVI
Podcast. TVI e o seu novo ‘Futuro’ pra cima de duvidoso