Shameless
Showtime

Shameless 8×10: os prós e os contras da (in)gratidão

No novo episódio de Shameless, todos os protagonistas irão deparar-se com situações inesperadas, tendo perante elas duas escolhas: mostrar ressentimento ou generosidade. Para onde irão pender as escolhas? The Church of Gay Jesus estreou no canal Showtime no dia 14 de janeiro. Em Portugal, a série é exibida na FOX.

No episódio anterior, um dos reparados do telhado do apartamento de Fiona (Emmy Rossum) ficou gravemente ferido durante as obras. Agora, a família do homem parece estar às portas da mesma, pelo simples fato de serem sem-abrigo e não terem mais ninguém a quem pedir ajuda.

Fiona, com o seu gigante coração, empresta-lhes o seu espaço para algumas noites, até que eles arranjem um refúgio para viver. O tiro, no entanto, sai pela culatra à personagem: o homem decide levar para lá tios, primos e afins, avançando até com um processo em tribunal contra Fiona por causa dos ferimentos.Shameless

Contudo, nem tudo são más notícias: a sua relação com Ford (Richard Flood) parece estar a avançar, depois de ambos deixarem bem claras as suas intenções e revelarem alguns segredos sobre cada um. No entanto, é triste ver Fiona dar tanto de si a todos os que a rodeiam e receber absolutamente nada em troca… Aliás, o que recebe em troca é pior que nada.

Ian (Cameron Monaghan) é agora vangloriado por todo o bairro graças ao seu movimento contra as igrejas homofóbicos. Alguns vizinhos chegam até a apelidá-lo do “Jesus Gay” – movimento do qual Frank (William H. Macy) se aproveita para fazer t-shirts e ganhar uns trocos fáceis.

Ian não se identifica com nada disto: está a perder aqueles que realmente importante por falta de tempo e não gosta de ser elogiado por algo que ele considerado senso comum. Contudo, o ruivo fecha o episódio numa igreja perante dezenas de pessoas e dá a entender que não descansará enquanto não restaurar a paz no bairro.

Lê também: Shameless 8×09: uma família a perder o rumo aos poucosShameless

Uma das valências interessantes de Ian é que a sua homossexualidade nunca foi um traço gritante da sua personalidade: ele sempre teve muito mais para oferecer. Agora, parece estar reduzido àquilo que os outros querem dele, num movimento tão extremo que chega até a roçar o ridículo.

Carl (Ethan Cutkosky) continua com a sua louca namorada em casa, ansiosa pelo casamento entre ambos. Quando o jovem declara novamente que quer voltar para a escola militar, Kassidy (Sammi Hanratty) afirma que a única maneira de ele provar o seu amor é se casarem nesse preciso momento!

Nunca pensei que o primeiro casamento na família viesse de um membro que sempre ficou conhecido por jogar contra as regras e se afirmar contra aquilo que não concordava. Mal posso esperar pelo divórcio e pelo momento em que Kassidy ganha um bom par de patins.Shameless

Lip (Jeremy Allen White) descobre que Youens (Alan Rosenberg) faleceu e entra numa espira depressiva: o professor que sempre tentou salvar do álcool, durante meses a fio, acabou por ter um fim irreversível. Espero que seja desta que Lip percebe que não é a Madre Teresa de Calcutá, achando que pode salvar mundos e fundos.

Após o momento sensível do episódio anterior, Kevin (Steve Howey) e Veronica (Shanola Hampton) têm uma nova missão: encontrar um marido rico e idoso para Svetana (Isidora Goreshter), para que ela possa viver com o dinheiro com que sempre sonhou.

As coisas não parecem correr às mil maravilhas, já que Svetlana sempre esteve habituada aos seus modos de prostituta. Embora válido para alguns segundos de comédia, todo este momento foi apenas uma tentativa desesperada de manter a russa na série.

NOTA: 4/10

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Crown Lady Di
‘The Crown’: Secretário da Cultura britânico quer que a Netflix avise que a série é ficção