Depois da fase de pré-seleção de solistas ter terminado esta semana, estão agora abertas as inscrições para a 15.ª edição do concurso internacional de dança Dançarte, realizado no Teatro das Figuras de Faro, entre 4 e 7 de abril deste ano.

Foi Barbora Hruskova, ex-Bailarina Principal e Mestre da Companhia Nacional de Bailado, a jurada que deu início à primeira fase do concurso, ao escolher 76 das centenas de candidaturas de bailarinos que queriam concorrer a solo em abril.

O evento anual dirige-se a todos os jovens bailarinos, entre os 8 e os 25 anos, inscritos em qualquer escola de dança sediada em território português ou no estrangeiro, abrangendo estilos de dança tão variados como a clássica, a contemporânea, a dança de caráter, hip-hop, jazz ou sapateado.

Além disso, o Dançarte acolhe ainda uma competição dedicada exclusivamente a coreógrafos contemporâneos, valorizando a nova criação artística nacional e internacional.

Nas outras edições

Ao longo dos anos, o Dançarte tem contado com a participação de escolas estrangeiras provenientes da Alemanha, Canadá, Espanha, Estónia, Geórgia, Holanda, Lituânia, Polónia, Noruega e Rússia.

O evento representa, assim, a missão da organização de promover a educação artística, a formação na área das artes do espetáculo, a cooperação e intercâmbio cultural e artístico.

A primeira edição do concurso ocorreu em 2004, tendo desde então ganho notoriedade nacional e internacional, com um número cada vez maior de jovens bailarinos e escolas participantes.

Só no ano passado, foram mais de 1200 os que quiseram participar na competição, e muitos mais os que assistiram ao vivo no teatro e através da emissão online. Vê agora a promo do concurso deste ano.

LÊ TAMBÉM: SEGUNDA EDIÇÃO DE O QUARTO ESCURO CHEGA AO SÃO JORGE EM FEVEREIRO