A 11ª edição ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, uma demonstração da importância das produções audiovisuais para a promoção turística, irá decorrer em Leiria, entre 23 e 26 de outubro.

A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu no passado dia 12, no M|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

Contou com a presença dos representantes das entidades parceiras da edição do ART&TUR deste ano: Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, Gonçalo Lopes, Vereador da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Leiria, e Francisco Dias, diretor-geral do ART&TUR.

O ART&TUR é um evento único no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema, que atrai centenas de realizadores e produtores de todo o mundo.

Durante a conferência de imprensa, Francisco Dias salientou que «Os filmes exibidos no festival atraem sempre muito público local e internacional, nomeadamente as comitivas de outros países que vêm receber os prémios.»

Pela primeira vez, o certame realizar-se-á no centro de Portugal e a escolha da cidade de Leiria é considerada extremamente positiva.

Gonçalo Lopes, Vereador da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Leiria, salientou que «este é o maior evento cinematográfico jamais realizado no concelho de Leiria», o que obrigará a todo um empenho e dedicação para o sucesso do Festival Internacional de Cinema de Turismo 2018.

O autarca salientou, ainda, que tem «grandes expetativas em relação à qualidade das propostas que vão integrar a competição, uma vez que o audiovisual é uma área cada vez mais interessante em Portugal.»

 

Foto: divulgação

Um Festival de Excelência…

O Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se desde 2008.

O Festival ART&TUR é membro do CIFFT – International Committee Tourism Film FestivalsTem como missão ser uma referência nacional no domínio do cinema turístico e contribuir para a promoção turística e de branding territorial das marcas parceiras. Apresenta duas secções competitivas: a Tourfilm – as produções audiovisuais de promoção turística – e as DOC – Documentários e Programas de Televisão.

Paralelamente, os produtores e realizadores, em todas as edições, têm à disposição um espaço dedicado ao conhecimento, à inovação e à criatividade, onde podem partilhar as suas experiências e alargar a sua rede de contactos com alguns dos mais conceituados profissionais do Cinema, da Comunicação, do Marketing, da Televisão e do Turismo.

… com novidades em 2018

Na edição deste ano, os organizadores vão apostar no ART&TUR Factory, um concurso de produção audiovisual, cujo objetivo é a promoção do Centro de Portugal e do seu património e que se destina à participação dos jovens produtores.

O prazo de inscrição e entrega dos materiais solicitados e respectivos filmes termina a 30 de junho de 2018.

Mais informações sobre o ART&TUR aqui.

Lê também: Johnny Crash regressa a Folsom Prison em novo documentário