A CMTV ultrapassou a RTP1 durante uma hora e meia na tarde deste domingo (14) e empurrou o canal público para o pior resultado dos últimos doze meses.

O jogo entre Sporting e Benfica para a Taça da Liga de Futsal, transmitido pelo canal da Cofina, conquistou 2,9% de audiência média e 8,7% de share, chegando ao terceiro lugar no horário. À mesma hora, a emissora estatal não ia além de 2,2% de audiência média e 6,7% de share.

O mau resultado no período da tarde acabou por empurrar a estação pública para o pior resultado dos últimos doze meses, com apenas 8,4% de quota de mercado diária. Os valores são especialmente baixos junto dos espectadores de todas as faixas etárias abaixo dos 44 anos, onde a RTP1 não conseguiu superar os 5%.

Lê também: ‘Super Nanny’ causa polémica, mas não supera ‘Masterchef’

Descalabro geral

Além do mau resultado frente ao futsal, foram vários os programas da estação pública a registar valores baixos. Em horário nobre, a série documental Planeta Azul registou a pior marca desde a estreia, com 3,8% de audiência média e 7,3% de share.

Também o Telejornal, peça fundamental da programação do Canal 1, teve uma forte quebra, chegando a apenas 4,8% de audiência média e 9,5% de share. Valor muito causado pelo filme que o antecedeu: Noite de Folga conquistou meros 2% de audiência e 4,6% de share.

No período matinal também o infantil Zig Zag desceu a mínimos: 0% de audiência média e 0,7% de share, o equivalente a 2.800 espectadores. A essa hora a CMTV era líder, com o principal canal do Estado a ser ultrapassado por opções tão diversas como RTP3, TVI, SIC, Canal Panda e RTP2.

Dados Total Dia (Live+VOSDAL) da responsabilidade da GfK/CAEM para o dia 14 de janeiro de 2018.