Lá fora o frio aperta, mas continuamos a sonhar com destinos paradisíacos e banhos de mar. As férias de verão devem ser planeadas com antecedência. O Espalha-Factos revela-te 10 das melhores praias europeias para te que possas inspirar no destino ideal para o verão de 2018.

1. Praia da Marinha – Algarve, Portugal

Porque o que é nacional é bom, a primeira sugestão é em Portugal. Os estrangeiros, e não só, estão rendidos à Praia da Marinha. O Guia Michelin e a Culture Trip, consideram-na uma das melhores praias europeias. Sabemos que o Algarve está sempre lotado no mês de Agosto, mas de certeza que arranjas um espaçinho para a tua toalha. Esta pequena enseada está localizada entre imponentes penhascos, que contrastam com o azul límpido das águas.

Praia da Marinha – Algarve, Portugal

2. Playa de ses Illetes – Formentera, Espanha

É quase impossível não encontrarmos, nos rankings das melhores praias da Europa, Formentera, em especial a Playa de ses Illetes. O Telegraph  arrisca a dizer que esta ilha espanhola apenas é comparável às Caraíbas. Formentera fica apenas a 30 minutos de barco de Palma de Maiorca. O único defeito são as multidões. A águas cristalina e a areia branca rapidamente fazem esquecer qualquer problema menor.

Playa de ses Illetes – Formentera, Espanha

3.Balos Beach and Lagoon – Kissamos, Creta, Grécia

Segundo o TripAdvisor, as praias da Grécia são algumas das mais apetecíveis do continente europeu. A Balos Beach and Lagoon é a mais conhecida praia de Creta, distinguida pela sua areia branca e as águas turquesa, enquadradas num cenário quase selvagem. A ilha oferece ainda um vasto património cultural e prima pela boa comida e vinho.

Balos Beach and Lagoon – Creta, Grécia

4.Spiaggia Dei Conigli – Lampedusa, Sicília, Itália

Lampedusa é uma ilha italiana com apenas 20km2, pertencente à província da Sicília. É conhecida especialmente pelas suas praias paradisíacas das quais se destaca a Spiaggia Dei Conigli, apelidada de Praia do Coelho. Os turistas descrevem-na como um paraíso de água turquesa e areia fina. É comum encontrar tartarugas a nadar com os banhistas.

Spiaggia dei Conigli – Lampedusa, Itália

5. Playa de Muro – Palma de Maiorca, Espanha

Rodeada de dunas e palmeiras, a Playa de Muro quase podia ser cenário de um filme de Hollywood. Esta praia tem bandeira azul, sendo, assim, acessível a qualquer pessoa. O areal parece não ter fim, não será difícil encontrar um espaço para passares o dia. A zona da Playa de Muro está recheada de complexos de hotéis e é, por isso, uma zona ótima para te hospedares.

Playa de Muro – Palma de Maiorca, Espanha

6. Fig tree Bay – Chipre

A Fig tree Bay é um destino muito popular para famílias, por se localizar na estância de férias Protaras. O nome da praia vem exatamente das figueiras que a rodeiam. O areal estende-se por mais de 500 metros. A areia não é tão branca como noutros destinos, mas a qualidade da água compensa este ponto a menos.

Fig Tree Bay – Chipre

7.Playa de La Concha – San Sebastián, Espanha

A Praia da Concha é a mais famosa zona balnear de toda a Espanha. O seu extenso areal mede mais de 1,3 quilómetros. Esta pequena cidade basca tem mais a oferecer do que praia, sendo, então, o destino ideal para quem a procura conjugar com atividades culturais.

Playa de la Concha – San Sebastián, Espanha

8. Praia de Elafonissi – Creta, Grécia

Esta praia aparece em tantos rankings de praias europeias, que se torna impossível ignorá-la. A Praia de Elafonissi fica em Creta, na Grécia. Fica no sul da ilha, numa zona isolada protegida pelo programa Natura 2000. O clima de Creta é seco e quente. Com este cenário, vais-te sentir em plenas Maldivas.

Elafonissi – Grécia

9. Zlatni Rat – Brac, Croácia

Eleita como uma das mais bonitas praias da Croácia, a Zlatni Rat fica localizada na ilha de Brac. A areia acumulou-se numa das suas extremidades, criando um areal de 500 metros. O formato da praia muda constantemente devido à influência do vento e da ondulação. A Zlatni Rat é um dos destinos preferidos de surfistas de todo o mundo.

Zlatni Rat – Brac, Croácia

10. Cala Gloritze – Sardenha, Itália

Ancorada na base de uma ravina, a Cala Gloritze é uma pequena praia a 9 km de Baunei. Chegar a este pequeno paraíso é uma aventura, já que envolve uma caminhada de cerca de uma hora. Esta praia foi eleita em 1995 como um sítio protegido pela natureza. A Sardenha está recheada de praias paradisíacas e é um dos destinos ideias para o verão de 2018.

Cala Gloritze – Sardenha, Itália