Fire and Fury, um dos livros mais comentados do momento, vai chegar às bancas portuguesas em fevereiro, por intermédio da Actual Editora. Na obra, Michael Wolff explorou os esquemas internos da presidência de Trump.

A Actual Editora, chancela do Grupo Almedina, adquiriu os direitos para a edição portuguesa do polémico Fire and Fury: Inside the Trump White House, de Michael Wolff, sobre o presidente norte-americano. A novidade foi anunciada na passada sexta-feira pelo Grupo Almedina num comunicado enviado ao Observador.

Numa obra repleta de polémica mesmo antes da sua publicação, o inquilino da Casa Branca desmentiu o conteúdo e tentou mesmo impedir a sua publicação, o que levou a antecipar a data de lançamento do livro, são prometidas revelações sobre Donald Trump, facto este que captou a atenção a nível mundial.

Na obra de Michael Wolff são analisados os esquemas internos da presidência de Trump através de informação privilegiada a que este teve acesso. O autor explorou o fenómeno Trump: o drama, as controvérsias e os escândalos, constantemente presentes nesta presidência polémica.

Com uma prosa mordaz, o autor deixa estes indivíduos a nu, apresentando as personalidades mais dramáticas, apaixonantes, incomuns e, de muitas maneiras, carismáticas que alguma vez entraram na Casa Branca desde que há memória nos principais meios de comunicação. Com base nas suas opiniões e entrevistas exclusivas, este livro explosivo desconstrói este fenómeno que, até agora, não tinha explicação”, referiu a editora no mesmo comunicado.

A obra reúne também uma série de revelações explosivas, em resultado de mais de 200 entrevistas, incluindo conversas entre Donald Trump e responsáveis da Casa Branca, o que relançou o debate sobre a instabilidade da personalidade do dirigente da principal potência mundial.

Segundo o autor, todo o gabinete de Trump se questiona sobre a sua capacidade governativa. “Dizem que ele é como uma criança. O que querem dizer é que ele precisa de ver imediatamente satisfeitos os seus pedidos. Tudo gira em torno dele“, afirmou Wolff.

Fire and Fury já é um sucesso

Nos Estados Unidos, o livro alcançou o topo de vendas ainda antes de completar uma semana desde o seu lançamento. Na altura, já teriam sido vendidos mais de 29 mil exemplares.

De acordo com a editora do livro, já tiveram de ser feitas mais cópias e as vendas continuam a subir.

Na segunda-feira, o autor esteve no programa Late Night Show With Stephen Colbert, transmitido pela CBS. Wolff respondeu a perguntas relacionadas com a veracidade dos factos do livro e da credibilidade do mesmo. Quando questionado sobre a existência de gravações e o porquê da sua não publicação (que daria muito mais credibilidade ao autor), este afirmou que o seu trabalho é dar conteúdo aos leitores para que estes possam refletir, tendo também em conta as informações de que já dispõem previamente.

Wolff ressalvou que tem consciência de que cada uma das mais de 200 pessoas próximas de Donald Trump que entrevistou “mentem à sua maneira, porque é assim que funciona na Casa Branca de Trump”.

Lê também: ARQUIVO DIGITAL DO LIVRO DO DESASSOSSEGO APRESENTADO HOJE EM LISBOA