A prequela não-oficial de Harry Potter, Voldemort: Origins of the Heir foi lançada este sábado (13). O filme sem fins lucrativos foi “feito de fãs para fãs” e está disponível no Youtube.

Voldemort: Origins of the Heir relata a entrada na idade adulta de Tom Marvolo Riddle, o herdeiro de Slytherin que viria a tornar-se Voldemort. Segundo o site oficial da produtora, a ideia surgiu durante a releitura do sexto livro da saga Harry Potter e o Príncipe Misterioso:

Nós (os criadores) questionámo-nos: O que levou o Tom Riddle a tornar-se em Voldemort? O que aconteceu nesses anos, e o que realmente aconteceu em Hogwarts quando ele voltou? Há algumas pistas nos livros que não são transpostas para os filmes, mas muito fica por falar. Esta é a história que queremos contar: a ascensão do Senhor das Trevas antes de Harry Potter e da sua primeira morte.”

Com esta premissa, o filme procura preencher os espaços brancos deixados pela autora J.K. Rowling na história do vilão. Contada pela perspetiva de Grisha McLaggen (herdeira de Gryffindor e amiga de juventude de Tom), a história foca-se na a busca do jovem pelos objetos perdidos dos fundadores de Hogwarts, que dão origem aos talismãs da morte que Harry Potter destrói nos filmes oficiais.

Uma iniciativa de fãs

‘Voldemort: Origins of the Heir’ é uma produção independente e não oficial. Ao contrário dos filmes oficiais, todos os atores e equipa técnica são italianos. A produção teve de recorrer a técnicas de voice-over para que o filme fosse falado em inglês.

A primeira vez que este projeto atraiu atenções foi em julho de 2016. Na altura, a Warner Bros interveio e interrompeu a iniciativa de crowdfunding do projeto com fundamento nos seus direitos de copyright.

Devido ao apoio e interesse que o projeto gerou entre fãs por todo o mundo, a gigante de Hollywood aceitou negociar com a pequena produtora por detrás da iniciativa. Um ano mais tarde, as duas empresas chegaram a acordo e a Warner Bros. permitiu a produção do filme sem fins lucrativos.

2018: Um bom ano para os Potterheads

O novo ano trás consigo uma série de novidades para os fãs de Harry Potter. Para além de ‘Voldemort: Origins of the Heir’, o segundo filme da prequela ‘Fantastic Beasts’ tem estreia marcada para 16 de novembro.

Também para este ano está previsto o lançamento de dois jogos para dispositivos móveis: ‘Harry Potter: Wizards Unite’, uma espécie de ‘Pokémon Go’ do universo de Rowling, e ‘Harry Potter: Hogwarts Mistery’, que permitirá aos jogadores experimentar ser alunos na escola de magia.