A Câmara Municipal de Leiria apresentou, no dia 4 de janeiro, a Rede de Leitura na sala de aula, um projeto pioneiro de promoção da leitura.

A Rede de Leitura na sala de aula é um programa que visa sensibilizar e promover a leitura no contexto escolar, tendo em conta o universo de cada turma.

Este é um programa pioneiro de promoção da leitura no âmbito do Projeto Educativo Municipal de Leiria, em articulação com as Medidas de Promoção de Sucesso Escolar.

Através da criação de um ambiente harmonioso e favorável à leitura, pretende-se incrementar hábitos de leitura e de todos os saberes desde tenra idade, contribuindo para o desenvolvimento das diferentes literacias.

Paralelamente, procura possibilitar o acesso a recursos vocacionados para a leitura individual, em família ou em grupo.

Anabela Graça, vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria, salienta em comunicado enviado ao Público que «a intenção é colocar a promoção da leitura no centro dos esforços das escolas e dos professores, permitindo alargar e diversificar ações em contexto escolar e nas famílias».

Quem se pode candidatar a este programa…

Todos os professores titulares de turma do ensino público do 1.º ciclo (1.º ao 3.º ano) nas escolas do concelho podem apresentar a sua candidatura, entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, através do preenchimento de um formulário.

Vão ser depois selecionadas apenas 15 propostas, tendo em conta a qualidade das ações/atividades, a criação do ambiente de leitura na sala de aula, o contributo para o desenvolvimento de hábitos de leitura, o aumento do sucesso escolar e o impacto na turma e em toda a comunidade educativa.

Aos projetos vencedores…

…será atribuído um kit de leitura na sala de aula que ajudará o professor a gerir as rotinas na sala de aula e a motivar os alunos para as práticas da leitura.

O kit inclui a instalação de pequenos espaços de leitura nas salas de aula, equipados com uma estante com 15 livros, um tapete, um sofá duplo, um conjunto de almofadas de chão e um tablet.

Rede de Leitura

Foto: página oficial da Câmara Municipal de Leiria

LÊ TAMBÉM: “INCÊNDIOS” É A PALAVRA DO ANO 2017