Fotografia: Luís Preto

Luís Preto é o fotógrafo revelação de 2017

Luís Preto é o vencedor do prémio Novo Talento FNAC Fotografia de 2017. O fotógrafo venceu a 15.ª edição do concurso com o portefólio Maciço Antigo. Adriano Pimenta, com Testemunho ou Chacado, recebeu a menção honrosa.

O prémio reconhece os trabalhos dos talentos da fotografia nacional que se destacam pela “originalidade, qualidade técnica e capacidade narrativa”. Maciço Antigo revela “retratos intimistas” e é uma obra de reflexão sobre aqueles que vivem isolados no nosso país. Podes consultar o portefólio completo aqui.

Luís Preto tem 38 anos e desde 2016 que se dedica à fotografia na área da mutação cultural das comunidades rurais do norte de Portugal. No ano passado as obras do fotógrafo integraram exposições coletivas internacionais no Fotofestiwal, na Polónia, e na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Em Portugal o seu trabalho esteve patente no Museu do Douro e no Centro Português de Fotografia, ambos no Porto.

“O autor consegue materializar o mundo rural português com o que o envolve, acabando por criar uma narrativa conscientemente cuidada que acaba por revelar as gentes e os lugares isolados num Portugal que vive entre o frágil e os poucos mas fortes alicerces do passado”, considerou o júri sobre o trabalho vencedor.

fotógrafo Luís Preto
Fotografia: Luís Preto

O júri desta 15.ª edição foi presidido por Mário Cruz, fotojornalista da Agência Lusa e vencedor do World Press Photo de 2016 na categoria de Assuntos Contemporâneos. O fotógrafo Augusto Brázio, o professor de fotografia Francisco Feio e o jornalista do Público Sérgio B. Gomes completaram o júri.

Testemunhos da Arábia Saudita

Adriano Pimenta, vencedor da menção honrosa, tem 49 anos e vive na Arábia Saudita desde 2013. É arquiteto de profissão mas tem-se destacado na área da fotografia. Em 2015 venceu o prémio Art Jameel Photography Award.

O portefólio Testemunho ou Chacado é constituído por 18 fotografias que revelam alguns dos principais elementos da cultura, território e história da Arábia Saudita.

fotógrafo Adriano Pimenta
Fotografia: Adriano Pimenta
LÊ TAMBÉM: SONY REÚNE DICAS DE QUATRO FOTÓGRAFOS PARA AS “MELHORES FOTOGRAFIAS DE INVERNO”

Sobre o prémio

O vencedor do prémio recebe uma máquina fotográfica Canon, uma assinatura anual da revista O Mundo da Fotografia e um curso de fotografia no Instituto Português de Fotografia. Os dois premiados vão ver os respetivos trabalhos expostos nos Fóruns FNAC durante pelo menos um ano.

“O Novo Talento FNAC Fotografia tem ao longo dos anos evidenciado o potencial e as aptidões dos artistas nacionais, expondo a diversificação de estilos dos seus projetos. É com muita satisfação que destacamos o trabalho dos dois fotógrafos, numa edição que foi marcada pela elevada qualidade dos trabalhos submetidos a concurso”, afirmou Inês Condeço, diretora de comunicação da FNAC.

A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer no dia 20 de janeiro nas lojas FNAC do Chiado, em Lisboa (19h) e de Santa Catarina, no Porto (18h).

Mais Artigos
streaming
Netflix e outros serviços de streaming podem ser bloqueados durante Estado de Emergência