Eurovisão - Apresentadoras

RTP anuncia as apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018

A RTP1, emissora anfitriã do Festival Eurovisão da Canção, acaba de confirmar que o festival será apresentado por quatro mulheres: Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah.

As expetativas e previsões em relação à apresentação do Festival Eurovisão da Canção 2018 foram hoje confirmadas. Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah serão as apresentadoras do festival da Eurovisão deste ano.

A 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção vai realizar-se em Lisboa, após a aclamada vitória de Salvador Sobral na edição anterior do festival em Kiev, com a interpretação do tema ‘Amar pelos Dois. Foi já em maio do ano passado que a RTP1 revelou a escolha do Parque das Nações para a receção do festival da Eurovisão.

LÊ TAMBÉM: Começaram os preparativos para a Eurovisão 2018

Será então no Altice Arena, durante o mês de maio de 2018, que Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah levarão a cabo a missão de conduzir as duas semifinais, dia 8 e 10 respetivamente, e a final da Eurovisão, agendada para dia 12, na qual se consagrará o grande vencedor desta edição.

Gonçalo Madaíl, subdiretor da RTP e um dos produtores executivos do Festival Eurovisão, tinha já revelado numa entrevista à ESCPORTUGAL que os anfitriões seriam “garantidamente rostos portugueses”, por se tratar de “um evento nacional que tem um orgulho próprio“. Segundo o diretor de programas da RTP1, Daniel Deusdado, os apresentadores serão os principais representantes da marca da Eurovisão “do ponto de vista internacional”.

Quanto aos critérios que levaram à seleção de Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah, Madaíl realçou o que era procurado: uma boa presença de palco, “o orgulho da nossa portugalidade” e a capacidade de gestão de “um concurso com essa pressão internacional”.

Quatro apresentadoras portuguesas escolhidas pela RTP: Afinal, quais são as suas histórias?

O prometido é devido: os quatro rostos escolhidos pela RTP são os de mulheres portuguesas com carreiras na televisão nacional e internacional. O Espalha-Factos dá a conhecer a breve história de cada membro deste quarteto composto por três lisboetas e uma luso-estadunidense.

Filomena Cautela

Começando pela famosa anfitriã de 5 para a meia-noite, Filomena Cautela nasceu a 16 de dezembro de 1984, em Lisboa.

A atriz e apresentadora iniciou a sua carreira nos palcos do teatro em 2000, estreando-se de seguida na área do cinema em 2004 e na televisão em 2005, como apresentadora da MTV Portugal.

Em paralelo com a sua carreira teatral e cinematográfica, o trabalho de Filomena continuou a destacar-se na área da apresentação, em programas de relevo na MTV e nos canais da RTP. Apesar da sua saída do talk show 5 para a meia-noite em 2011, no ano de 2015 contámos com o seu regresso à animação das sessões do programa da RTP. Já em 2017, Filomena foi a porta-voz do Festival Eurovisão da Canção 2017, onde revelou os votos do júri nacional português.

Sílvia Alberto

Nascida na capital do país a 18 de maio de 1981, Sílvia Alberto é uma apresentadora de televisão e atriz portuguesa licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

A sua estreia televisiva deu-se aos 19 anos, na apresentação do programa Clube Disney, na RTP1. Em 2002, Sílvia Alberto torna-se repórter na SIC, onde apresentou ainda o concurso musical Ídolos e as edições de 2004 e 2005 dos Globos de Ouro.

O ano de 2006 ficou marcado pelo regresso à RTP – canal que passa a acompanhar a ascensão da sua carreira em diversos programas como Sociedade Recreativa, Os Extraordinários, Dança Comigo, Masterchef  entre outros. A partir de 2008, Sílvia abraçou o projeto de fazer parte da apresentação do Festival RTP da Canção, tendo também sido comentadora do concurso nas edições de 2011, 2013 e 2014.

Daniela Ruah

De dupla nacionalidade, portuguesa e americana, Daniela Ruah nasceu em Boston a 2 de dezembro de 1983.

Cinco anos após o nascimento da atriz, a sua família muda-se novamente para Portugal e é aqui que Daniela se estreia na área da representação, aos 16 anos. Estudante da London Metropolitan University, na capital inglesa, e do Lee Strasberg Theatre and Film Institute em Nova Iorque, Daniela Ruah conta com um vasto historial na sua carreira de atriz: tanto em Portugal, como nos Estados Unidos.

Para além da representação, Ruah desenvolveu trabalhos relacionados com a apresentação televisiva na entrega de um prémio no People Choice Awards em 2012 e como coapresentadora do Super Bowl’s Greatest Commercials, no ano de 2016. Atualmente, é maioritariamente conhecida por interpretar o papel da agente especial Kensi Blye, na série NCIS: Los Angeles, estreada em 2009 e emitida em Portugal pela SIC.

Catarina Furtado

A última personalidade feminina a destacar é Catarina Furtado (Lisboa, 25 de Agosto de 1972): apresentadora de televisão, atriz e também conhecida pelo envolvimento em projetos humanitários.

Catarina Furtado é embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) desde 2000. Já no ano de 2012, a apresentadora fundou a organização não governamental Corações Com Coroa, que visa a consciencialização dos direitos e poderes da Mulher.

Relacionada com inúmeros projetos de apresentação nos canais SIC e RTP, Catarina Furtado também é atriz e autora de contos infantis e letras de canções. A apresentadora participou em inúmeros programas que marcaram profundamente a televisão nacional ao longo dos anos, sendo atualmente uma das anfitriãs de The Voice Portugal e Danças do Mundo.

Mais Artigos
LaKeith Stanfield e Daniel Kaluuya em Judas and the Black Messiah
Já há trailer para ‘Judas and the Black Messiah’ com LaKeith Stanfield e Daniel Kaluuya