Tudo começou quando vários tablóides britânicos especularam que havia uma disputa entre os Radiohead e Lana Del Rey por causa de CreepLana Del Rey utilizou o Twitter para o confirmar. Ao que parece, os Radiohead estão a processar a artista por plágio devido a uma música do seu novo álbum Lust For Life.

A música que contém o alegado plágio é Get Free, sendo apontadas bastantes semelhanças com Creep. Os Radiohead pretendem, por isso, passar a deter 100% dos direitos de autor dessa canção. Todo este escândalo tem sido mantido em silêncio, no entanto parece que o caso terá mesmo consequências legais.

“Os advogados deles têm sido implacáveis, então vamos tratar disto em tribunal”.

Radiohead e The Hollies: quais serão as consequências?

Os mais conhecedores da história da banda britânica devem saber que também eles foram alvo de uma acusação no passado. A mesma Creep, lançada em 1993, catapultou os Radiohead para a fama, mas não foi um mar de rosas. A banda foi processada por violar os direitos de autor devido à célebre canção.

As semelhanças com The Air That I Breathe, dos The Hollies, eram bastante evidentes e Albert Hammond e Mike Hazlewood, os compositores do tema, ganharam o processo. Estabeleceu-se assim um acordo legal entre os britânicos e os compositores, que ganharam uma percentagem dos direitos de autor de Creep.

Abaixo encontram-se ambas as músicas em questão para o leitor tirar as suas conclusões: