Fonte: Divulgação/NOS Audiovisuais

Um Desastre de Artista: a biografia do “melhor pior filme de sempre”

Com a primeira semana de 2018 chegam também as primeiras estreias deste ano. No início deste novo ciclo de cinema, o Espalha-Factos destaca Um Desastre de Artista. James Franco volta agora ao grande ecrã, onde se divide entre a realização e a representação.

Um Desestre de Artista é baseado na biografia de Greg SesteroThe Disaster Artist: My Life Inside The Room, the Greatest Bad Movie Ever Made. O livro conta a história da produção de The Room (2003), considerado popularmente como “o melhor pior filme de sempre”. A adaptação de James conta com Dave Franco, celebrando a primeira vez que os irmãos contracenam juntos num filme. Do elenco faz ainda parte Seth Rogen.

Lê mais: ‘Um Desastre de Artista’ no último dia do LEFFEST’17

James Franco assume o papel de Tommy Wiseau, realizador e estrela de The Room. Wiseau é aqui um misterioso e estranho homem que sonha em realizar a sua “obra-prima”, que viria a tornar-se culto. A película narra a história da origem da amizade entre Tommy e Greg, interpretado por Dave Franco. O filme segue então para mostrar como foi fazer o clássico que, passados quinze anos, continua a dar que falar.

Fonte: Divulgação/NOS Audiovisuais

“Esta é a história que nasci para contar”, James Franco

James Franco, que admite ter visto o filme original “no mínimo 30 ou 40 vezes”, relevou ao site Vox que esta é para si uma história sobre “seguir (os nossos) sonhos perante rejeição”. O ator comenta ainda que o seu filme é “muito pessoal, (..) é a história da minha vida”. Já Dave Franco afirma que “queria fazer um filme que fosse uma celebração do Tommy”. Após ter visualizado The Room “mais vezes do que qualquer outro filme”, nas suas declarações à GQ deixa uma questão no ar: “quando podemos dizer que é um bom filme?”.

A longa-metragem, com visionamentos em diversos festivais de cinema, recebeu até ao momento uma grande maioria de críticas positivas. O maior destaque é a nomeação para os Globos de Ouro, onde compete nas categorias de Melhor Filme – Comédia ou Musical Melhor Ator numa Comédia ou Musical (pela interpretação de James Franco).

Mais Artigos
Dino d'Santiago
À Escuta. Dino d’Santiago, Chico da Tina e MIRAI animam a semana