galaxy note 8

Galaxy Note 8: grande e rápido, mas caro e aborrecido

Lançado em agosto de 2017, o Galaxy Note 8 é o novo smartphone gigante da Samsung. Além de rápido e funcional, é um telemóvel esteticamente elegante e com os olhos postos no futuro. Mas valerá a pena em 2018?

O Galaxy Note 8 tinha muito que provar ao público e ao mercado tecnológico, não só na maneira como se reerguia do fiasco do seu antecessor, entretanto retirado das lojas devido a problemas de bateria, mas também na forma como simbolizava o futuro dos smartphones tal como a Samsung o entendia.

Deste exercício surgiu um telemóvel competente, elegante e de fluida utilização, que peca, porém, pelo medo de arriscar, por ser uma aposta demasiado segura e pela falta de inovação.

Lê também: Até ao infinito e mais além – O novo Samsung S8+

Se em maio ficámos surpreendidos com o Galaxy S8+ e ansiosos com o que dali poderia resultar, desta vez sentimos que o Galaxy Note 8 falha em corresponder com as expectativas, muito devido à conformidade com o status quo, consequência da assombração do anterior Note 7, que danificou a imagem da gama Note.

Ecrã infinito, outra vez

A qualidade dos ecrãs da Samsung é inegável e este caso não é exceção. Com um ecrã de tipo Super AMOLED de 6,3 polegadas diagonais e uma resolução de 2960 x 1440 píxeis, este é o equipamento perfeito para reprodução de conteúdo audiovisual.

A única diferença entre este ecrã e aquele utilizado no Galaxy S8+ está no tamanho e no tipo de moldura onde se encaixa, sendo que os rebordos laterais do S8 foram praticamente eliminados no Note 8, exceto na parte superior e inferior do telemóvel, de forma a sublinhar a ideia de um ecrã infinito que começa e acaba na ponta dos dedos do utilizador.

Trata-se de um ecrã de excelente qualidade, assente numa fiel reprodução de tons de cores, exatamente idêntico àquilo que o S8 já tinha oferecido anteriormente.

Melhorias na câmara: o passo natural

O Galaxy Note 8 traz consigo duas novas câmaras, com o único propósito de oferecer ao utilizador fotografias nítidas, de alta qualidade e com cores vibrantes.

A segunda câmara traseira, inexistente no S8, permite a estabilização de fotografia e vídeo e a ampliação de imagem através de hardware ao invés de software. O que quer isto dizer? Fotografias com efeito bokeh, que pretendem enaltecer o sujeito da fotografia e colocar em segundo plano os restantes elementos da imagem.

galaxy note 8
A câmara do Galaxy Note 8 mantém a intenção do anterior: conseguir fotografias fantásticas.

Trata-se de uma melhoria esperada que parece acompanhar a tendência de câmaras duplas nas traseiras de equipamentos de outros fabricantes em 2017.

S Pen: o acessório chave do Galaxy Note 8

Característico da linha Note é a inclusão do acessório que catapulta o smartphone para contexto de produtividade: a S Pen, uma pequena caneta multifunções que permite a interação com o telemóvel de variadas formas.

galaxy note 8
S Pen, o acessório que distingue o Note da concorrência.

Além de poder ser utilizada para navegar a interface gráfica do sistema operativo, a S Pen permite ainda algumas funções exclusivas como a redação de notas nas aplicações ou no próprio ecrã de bloqueio, edição de capturas de ecrã e seleção de texto.

Ao contrário do que aconteceu no Galaxy Note 7, a nova S Pen, embora seja mais estreita, não pode ser introduzida no equipamento e assim arriscar ficar presa. É resistente a água e é capaz de reconhecer diferentes níveis de pressão durante a sua utilização.

Desempenho, preço e veredito final

Com um processador de oito núcleos e 6GB de memória RAM, o Note 8 revela-se um equipamento capaz de aguentar todo o tipo de utilização: desde situações mais casuais até às tarefas que exigem um maior poder de processamento: como jogos, situações de multi-tarefa ou utilização de aplicações que requerem maiores recursos.

O TouchWiz, o tema para Android desenhado pela Samsung, continua semelhante ao do ano passado: mais limpo e leve, apostando num contraste de cores leves e suaves. Continuam, porém, a existir várias opções escondidas por baixo de outras (especialmente nas definições de sistema), o que pode causar confusão a utilizadores inexperientes com o sistema.

galaxy note 8
O Galaxy Note 8 mantém a formula estética usada anteriormente.

O Galaxy Note 8 está disponível desde 23 de agosto e custa 1 019,99 euros em Portugal. Vale a pena, em 2018, investir no equipamento? Sim e não.

É neste limbo que o smartphone da tecnológica sul-coreana se encaixa. Por um lado, falta-lhe o fator de novidade e, por menos 100 euros, é possível comprar-se o Galaxy S8+, que apenas não inclui as câmaras ou a S Pen. Além disso, rumores recentes sugerem que o lançamento do novo Galaxy S9 está próximo: previsto para finais de janeiro.

No entanto, se o uso da S Pen for essencial na tua rotina diária, esta será certamente uma opção vantajosa. Contudo, é importante assumirmos que os telemóveis da gama Note já não são os reis do mercado phablet, com a introdução de outros telemóveis grandes e funcionais como o S8+, o iPhone 8 Plus, o Pixel XL e o LG V30.

  1. Fala sério… A matéria pareceu-me tendenciosa para desvalorizar o note 8, a começar pelo título da mesma. O Note 8 hoje é sem dúvida o melhor phablet do mercado! Acima dos concorrentes da categoria. Testei, comparei, comprovei e comprei.

    1. Ah, e para complementar é mais barato que o iphone X que apresenta configuração inferior e não entrega tudo que o note 8 entrega como a caneta S Pen. Quanto ao tamanho, quem compra um phablet desse sabe o porquê compra e quer uma tela grande sim. duas aplicações simultâneas na tela para aumentar a produtividade é apenas um dos motivos. Ademais, o botão inicial virtual é que permite o aumento útil da tela e não um aumento exagerado real. Leitor biométrico, leitor de íris, à prova d’água e vídeo em 4k são apenas algumas das peculiaridades desse notável phablet. E antes que digam que estou fazendo propaganda, sim! assumo que estou não por ser vinculado à Samsung, mas por ser um feliz usuário.

  2. Uso um Note 8 e estou satisfeitíssimo.
    E só dá 1020€ por ele quem for tótó.
    Basta pesquisar na Amazon ou no ebay para o ter por 600-650€
    Comparar o Note 8 com o s8+?
    Não tem as mesmas características em quase nada.
    Para o preço que se pede na net.
    Muito bom.
    Será o meu telemóvel por uns bons anos.
    Recomendo vivamente.

  3. Note 8
    é o smartphone perfeito do mercado melhor do que ele eu creio que só poderá ser o proximo note 9
    E a Samsumg a marca N°1. Em todos os aspetos
    em comparação com todos os android.
    “Eu creio que estou serto nao por eu gostar de Samsung mas tenho quase a serteza que é a melhor aposta no investimento de um smartphone .
    Se estou enganado entao perfiro voltar a ser enganado com um iphone.

    1. Olá, Rodrigo Silvestre.
      Obrigado pelo comentário.

      A opinião do autor, que consideras “porcaria”, é tão válida como a tua em relação ao artigo e ao phablet. Ele testou-o durante vários dias e o texto é o resultado da experiência que ele teve com o equipamento – que sim, era um Note8 a sério (também os há de brincar?).

      Esperamos que continues a visitar-nos.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
space force
‘Space Force’ é uma comédia inteligente que aponta uma realidade absurda