são luiz
Foto: página oficial do São Luiz no Facebook

‘Actores’, peça sobre teatro e ator, no São Luiz

A nova peça do encenador e dramaturgo Marco Martins, Actores, estreia dia 11 de janeiro, em Lisboa, no Teatro Municipal São Luiz. Este é o resultado de um trabalho coletivo de escrita dos atores Bruno Nogueira, Luísa Cruz, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço.

O trabalho de um ator em palco, as personagens interpretadas, as falhas e os medos acumulados, tudo isto é convocado nesta peça de Marco Martins.

O texto dramatúrgico tem por base a experiência de teatro de cada um daqueles atores, de gerações e percursos diferentes no teatro nacional. Em palco, são convocados excertos que mais os marcaram de peças em que participaram, em momentos diferentes da carreira. Ao mesmo tempo, surgem também medos, falhas ou as primeiras experiências de cada um na representação, numa espécie de olhar retrospetivo sobre os vários percursos.

Marco Martins, que está presente em cena no papel de encenador, quis explorar assim a memória de cada um dos intérpretes e transformá-la em ficção. Assim, o espetador poderá reconhecer as personagens ou o texto representado, mas não é fundamental.

O encenador, em declarações à Agência Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, afirma:

“Jogo muito nessa confusão. Porque a nossa memória também é ela própria uma fingidora, é uma criadora de ficções”.

Em cena, estarão a dançar vários temas que caracterizam o teatro português, como são exemplo o seu caráter autoral e identitário ou ainda a precaridade que se pode sofrer por optar por esta profissão.

O encenador

Com 46 anos, Marco Martins é cineasta, formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1994.

Estagiou na área de produção com os realizadores Wim Wenders, Manoel de Oliveira e Bertrand Tavernier. Durante dois anos, foi assistente de realização de João Canijo.

Em 2002, fundou a sua própria produtora de publicidade, Ministério dos Filmes, que foi já distinguida com vários prémios internacionais.

Em 2005, a sua primeira longa-metragem, Alice, estreada no Festival de Cannes também de 2005, foi o filme candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em setembro de 2016, o seu filme São Jorge estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Aí, o protagonista, Nuno Lopes, foi galardoado com o Prémio Orizzonti de melhor ator.

São Jorge foi também escolhido pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas para representar Portugal no Óscar de melhor filme estrangeiro da nonagésima cerimónia, assim como para o Prémio Goya de melhor filme ibero-americano, em 2018.

Os actores

Em cena estarão os atores Bruno Nogueira, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço.

Luísa Cruz coassinou o trabalho criativo, mas teve de abandonar o projeto, por exaustão e por ter também em mãos outros projetos. Por esta razão, a substituir esta atriz, surge Carolina Amaral.

 

são luiz
Foto: divulgação

Quando podes ver

Actores estará em cena na Sala Luis Miguel Cintra, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, de 11 a 28 de janeiro. Garantida está já uma apresentação também no Teatro Nacional de São João, no Porto.

De quarta-feira a sábado as sessões são às 21h00 e ao domingo são às 17h30. O preço dos bilhetes varia entre 5 e 15 euros.

Mais informações aqui.

LÊ TAMBÉM: GRANDES MESTRES A DANÇAR NO CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira anuncia o Futuro da TVI
O Futuro está aí. As novidades da TVI para 2021